! Foguete lança satélites de televisão para Europa e Japão - 29/10/2010 - EFE - Economia
 

29/10/2010 - 04h50

Foguete lança satélites de televisão para Europa e Japão

Paris, 29 out (EFE).- O satélite europeu de televisão W3B da empresa Eutelsat e o japonês BSAT-3b da companhia B-SAT foram postos em órbita nesta quinta-feira à noite pelo consórcio aeroespacial europeu Arianespace.

O foguete europeu "Ariane 5" carregado com os dois satélites decolou da base de Kuru, na Guiana francesa, às 19h51 (horário de Brasília) desta quinta-feira, no que constituiu a quarta decolagem do ano da Arianespace, informou nesta sexta-feira o consórcio europeu.

O W3B, fabricado por Thales Alenia Space e com massa de 5.370 quilos, oferece novas capacidades para a televisão digital na Europa Central e nas ilhas do Oceano Índico e aumentará os recursos da Eutelsat para oferecer serviços de banda larga, bem como interconexão de redes de empresa e de telefonia móvel de terceira geração (GSM).

O BSAT-3b, criado pelo fabricante americano Lookheed Martin e com massa de 2.060 quilos, oferecerá sinal de televisão direta a todo o arquipélago japonês.

Ambos os satélites têm vida útil de 15 de anos.

O consórcio europeu Arianespace, responsável pelo lançamento, deve lançar ao espaço, antes do fim do ano, outros dois de seus foguetes "Ariane 5", cada um com dois satélites.

Cerca de 40 pedidos de lançamento estão pendentes na lista do consórcio.