UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

05/05/2008 - 15h04

O que considerar antes de investir? Risco é a principal preocupação, diz estudo

SÃO PAULO - Homens ainda são a maioria dos investidores na Bovespa, no entanto, as mulheres vêm, ano a ano, demonstrando mais interesse no mercado de ações. Dados da Bolsa de Valores de São Paulo apontam que o número de investidores de varejo passou de 76.607 em 2002 para 456.557 ao final de 2007. No mesmo período, o número de homens investidores cresceu mais de seis vezes (425,9%) e o de mulheres mais de sete vezes e meia (676,34%).

Pesquisa norte-americana mostrou que, mesmo com a diferença no número de homens e mulheres no mercado, antes de investir, ambos têm a mesma preocupação: considerar os riscos da aplicação.

Segundo o estudo, da Universidade de Iowa, quase 80% dos entrevistados - considerando eles e elas - responderam freqüentemente ou sempre para a questão: "Antes de tomar uma decisão de investimento, com qual freqüência você considera os riscos que pode correr?".

Antes de investir, o que considerar?

Além dos riscos, outras variáveis foram apontadas pelos investidores como importantes antes de tomar uma decisão de investimento. Retorno, condições do mercado, opções de investimentos e objetivos apareceram, nesta ordem, na média geral, como pontos importantes a considerar.

Ações antes de tomar decisões de investimentos
Ação Média Homens Mulheres
Considerar risco 4,09 4,08 4,10
Determinar retorno 3,71 3,71 3,71
Checar condições do mercado 3,66 3,72 3,56
Considerar opções de investimentos 3,67 3,67 3,67
Rever objetivos 3,54 3,58 3,46
Foram dadas notas de 1 a 5 para cada ação, sendo que 5 significava "sempre" e 1 "nunca"

Depois de investir

Além de questionar sobre as atitudes antes de investir, o levantamento, de responsabilidade da economista Tahira Hira, também questiona o comportamento dos investidores diante de uma situação de fracasso, ou seja, quando o investimento não produz o retorno esperado.

Segundo o estudo, 50% dos investidores disseram que, numa situação dessas, preferem esperar até que a aplicação dê o retorno estimado. Quando separados por gênero, as mulheres (54,6%) se mostraram mais dispostas a aguardar do que os homens (47,5%).

Outras alternativas consideradas pelos investidores numa situação de perda foram:


  • Buscar um consultor financeiro: Homens: 28,1% Mulheres: 36,1%

  • Rever os investimentos, na tentativa de melhorar a performance: Homens: 24% Mulheres: 20%


Investimento pede decisão personalizada

Antes de colocar toda a economia em uma aplicação, é comum surgir a pergunta: mas qual é o melhor investimento? A resposta, no entanto, não é tão simples assim, já que varia de pessoa para pessoa.

Especialistas afirmam que investir exige decisão personalizada e cada investidor deve avaliar seus objetivos antes de escolher onde colocar o dinheiro.

Para identificar seu perfil, alguns pontos devem ser analisados:

  • Valor: quanto você pode investir? Planeje metas confortáveis e de acordo com seu orçamento. Não adianta investir todo o seu 13º salário hoje, se amanhã terá de resgatá-lo. É melhor investir uma pequena parte do valor, e deixá-lo aplicado por bastante tempo, do que colocar uma grande quantia e precisar dela depois. Definido o valor, verifique as aplicações que permitem o aporte de acordo com o seu planejamento.

  • Prazo: por quanto tempo você quer e pode manter o dinheiro investido? Quando "expira" sua meta? A melhor aplicação para você vai depender do tempo que tiver para investir. Avalie o tempo mínimo de investimento de cada aplicação e escolha aquela que condiz com seus objetivos.

  • Risco: que tipo de risco está disposto a correr? O seu perfil de risco vai indicar o melhor investimento para você. Além disso, o tempo que tiver para investir também pode ajudá-lo a decidir. Por exemplo: quanto mais jovem for, mais risco poderá correr, pois, em caso de eventuais perdas, terá tempo suficiente para recuperar o patrimônio. Agora, se tiver um tempo mais "apertado", é melhor buscar aplicações mais conservadoras, que lhe garantam um ganho menor, porém mais seguro.

  • Retorno: qual retorno quer alcançar? Essa questão está diretamente ligada à anterior. Quanto maior o risco que quiser, e puder, correr, maior será o retorno do seu investimento.

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host