UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

13/02/2009 - 08h28

PIB luso recua 2% no 4º tri e termina 2008 em recessão

Lisboa, 13 fev (Lusa) - A economia portuguesa encolheu 2% no quarto trimestre de 2008, em relação aos três meses anteriores, completando dois trimestres de quedas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Com isso, o país terminou o ano em recessão.

A estimativa rápida do INE divulgada nesta sexta-feira mostra que no conjunto do ano o Produto Interno Bruto (PIB) português ficou em 0%, depois de um aumento de 1,9% em 2007.

O ritmo de crescimento anual foi o mais baixo em cinco anos, desde a recessão de 2003.

Em comparação ao trimestre anterior, o PIB recuou 2% no quarto trimestre, depois de uma descida de 0,1% no terceiro trimestre.

Em termos homólogos (comparando o crescimento do quarto trimestre de 2008 com o de igual trimestre de 2007), o PIB baixou 2,1%, valor que compara com uma subida de 0,5% no terceiro trimestre.

Contudo, os dados são piores do que o esperado pelos analistas consultados pela Agência Lusa, que previam um recuo de 1% do PIB em cadeia e em termos homólogos.

Com a surpresa negativa, a variação anual do PIB ficou aquém dos 0,3% esperados pelos analistas.

A contração deve à queda da demanda interna (consumo e investimento), aaponta o INE, frisando que a "particular intensidade" da contribuição negativa do investimento, bem como a demanda externa líquida (exportações menos importações).

As exportações registraram uma "diminuição excessiva", indica o INE.

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host