! África é canteiro de obras para empreiteira luso-brasileira - 29/04/2009 - Lusa - Economia

UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

29/04/2009 - 09h10

África é canteiro de obras para empreiteira luso-brasileira

São Paulo, 29 abr (Lusa) - A África se transformou no novo canteiro de obras da portuguesa Zagope, controlada pela empreiteira Andrade Gutierrez, um dos maiores grupos brasileiros do setor de construção, energia e telecomunicações.

Nos últimos três anos, os negócios no continente africano se multiplicaram e já representam cerca de 75% do faturamento anual de 445 milhões de euros da Zagope, com destaque para Angola.

"África é o mercado que tem promovido o forte crescimento da Zagope, especialmente nesses últimos três anos", afirmou à Agência Lusa o diretor da empresa, Clovis Martinez.

Atualmente, a carteira de obras da Zagope no continente africano estende-se por oito países: Angola, Argélia, Líbia, Congo, Camarões, Mauritânia, Guiné-Conacri e Guiné Equatorial.

O total de obras públicas na área de infra-estruturas nessas nações chega a 1,4 bilhão de euros, dos quais 500 milhões apenas em Angola. A empresa aproveita a dinâmica de reconstrução angolana que está ocorrendo, a qual o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, chamou "canteiro de obras".

Adquirida em 1988 pela Andrade Gutierrez, a Zagope transformou-se desde 2004 na plataforma de internacionalização do grupo brasileiro na África, Europa, Oriente Médio e Ásia.

Metrô

A obra conquistada recentemente pela companhia foi a construção de uma linha de uma linha de metrô em Argel, capital da Argélia, no valor de 135 milhões de euros. A extensão da linha é de 1,7 quilômetros.

A Andrade Gutierrez lidera o consórcio vencedor, formado pela Zagope, pela portuguesa Teixeira Duarte e pela argelina Gesi-TP.

"Trata-se de uma obra importante porque é muito técnica, fica na região central da cidade, numa rede de metro que está ainda toda em construção", frisou Martinez.

A linha, a segunda do metro da capital da Argélia, atravessará regiões onde ficam construções da época colonial.

Presentes na Argélia desde 2005, o grupo Andrade Gutierrez e a Zagope detem atualmente sete contratos, como construção de barragens, estradas, portos e gasodutos.

Faturamento

Com uma carteira total de 1,7 bilhões de euros, o faturamento da Zagope deverá chegar neste ano a 550 milhões de euros. Além disso, a empresa está atuando na Espanha e em fase de prospecção no Oriente Médio.

Em Portugal, a Zagope está centrada na participação de grandes projetos de infraestrutura, grande parte deles em regime de concessão privada, como estradas e o novo aeroporto de Lisboa.

No ano passado, o grupo Andrade Gutierrez, presente em 22 países, faturou R$ 12 bilhões.

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host