UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

28/05/2009 - 08h44

Desemprego na Alemanha recua para 8,2% em maio

Berlim, 28 mai (Lusa) - O número de desempregados na Alemanha baixou para 3,5 milhões em maio (menos 127 mil do que em abril) e a taxa de desemprego caiu para 8,2%, o que representa uma queda de 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior.

Quanto ao desemprego homólogo, a baixa foi de 175 mil, anunciou nesta quinta-feira a Agência Federal do Trabalho (BA).

Contudo, a melhoria se deve a uma alteração no método de apuração dos dados e a razões sazonais, admitiu o presidente da BA, Frank-Juergen Weise.

"Não se trata de uma virada, seria errado levantarmos o alerta", disse Weise, referindo-se à crise econômica e às previsões de Berlim de um aumento do desemprego para 3,6 milhões até final do ano.

"Mesmo que a conjuntura comece a recuperar, temos de contar com um aumento de desempregados até finais de 2010", afirmou.

Weise disse temer que o recurso ao regime de trabalho parcial, que abrange já 1,4 milhões de empregados, que recebem subsídios do Estado, não chegue para impedir o crescimento do desemprego se a crise econômica continuar.

O presidente da BA sugeriu que se comece a pensar noutras soluções, como a criação de mais sociedades de transferência, nas quais trabalhadores de firmas que fecham possam ser reciclados e receber apoio para encontrar novas colocações.

Além disso, aconselhou que seja dada a jovens à procura de primeiro emprego a oportunidade de tirarem novos cursos profissionais, além dos que já concluíram.

A nova fórmula de cálculo introduzida em maio significa que o número de desempregados desceu apenas 100 mil e não 170 mil, segundo um porta-voz da Agência Federal.

A diferença é resultado da decisão do governo alemão de deixar de considerar desempregadas pessoas que estejam procurando trabalho através de agências privadas, o que foi duramente criticado por organizações sociais.

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host