! CSN faz oferta para comprar cimenteira portuguesa Cimpor - 18/12/2009 - Lusa - Economia
 

18/12/2009 - 11h46

CSN faz oferta para comprar cimenteira portuguesa Cimpor

Lisboa, 18 dez (Lusa) - A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que anunciou nesta sexta-feira o lançamento de Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Cimpor, está "interessada em colaborar com os acionistas que optem por se manter no capital" da cimenteira, indicou a empresa brasileira.

A CSN anunciou a OPA sobre 100% do capital da companhia portuguesa, oferecendo 5,75 euros por cada ação.

"A CSN vê este investimento numa perspectiva de desenvolvimento estratégico do seu negócio e está muito interessada em colaborar com os acionistas que optem por se manter no capital da Cimpor", disse à Agência Lusa uma fonte oficial da empresa brasileira.

Entre os maiores acionistas da Cimpor estão a Teixeira Duarte (22,9%), a francesa Lafarge (17,3 %), o empresário Manuel Fino (10,7%) e a Caixa Geral de Depósitos (9,6 %).

A fonte da empresa brasileira afirmou que "o price-target oferecido nesta operação resulta de um trabalho muito sério de análise, efetuado durante vários meses".

A oferta de 5,75 euros por cada ação "representa uma mais-valia significativa em relação à média das cotações dos últimos seis meses" e é o preço que a CSN considera "justo para a operação".

Segundo o anúncio preliminar da OPA, a aquisição fica subordinada à compra, por parte da CSN, de um mínimo de 50% do capital da empresa portuguesa.

A CSN afirmou que a oferta se insere na "estratégia de diversificação e internacionalização dos negócios" da empresa, permitindo "o acesso a mercados já consolidados e a novos mercados com elevado potencial de crescimento".

As ações da Cimpor dispararam 9,88% na abertura do pregão da Bolsa de Lisboa, depois do anúncio.