! Moçambique e Índia investem em fábrica de painéis solares - 18/12/2009 - Lusa - Economia
 

18/12/2009 - 19h32

Moçambique e Índia investem em fábrica de painéis solares

Maputo, 18 dez (Lusa) - Moçambique e a Índia vão investir US$ 10 milhões na construção de uma fábrica de painéis solares na zona industrial de Beluluane, perto de Maputo.

O ministro moçambicano da Energia, Salvador Namburete, lançou na quinta-feira a pedra fundamental da nova fábrica, que deve estar construída e operar dentro de um ano. A empresa empregará 70 pessoas, incluindo 15 engenheiros, que receberão treinamento na Índia.

Namburete disse que,inicialmente, o material para a construção dos painéis será importado da Índia, mas que em uma segunda fase se espera que esses componentes sejam fabricados no país.

Atualmente, Moçambique importa painéis solares, usados para fornecer eletricidade a prédios públicos, como escolas ou hospitais, ou poços de abastecimento de água, que não estão ligados à rede nacional de distribuição de energia.

O ministro explicou que a iniciativa se enquadra na estratégia do governo de usar todas as fontes disponíveis de produção de energia, incluindo a solar e outras energias renováveis, com o objetivo de desenvolver o país.

Esta é apenas a primeira fábrica, disse o ministro, acrescentando que o governo quer que a iniciativa se repita em outras partes de Moçambique.

Segundo dados oficiais, o acesso a fontes de energia dobrou em Moçambique nos últimos cinco anos, passando de 7% em 2004 para os atuais 14%.