! EDP adquire empresa de gás em região espanhola - 31/12/2009 - Lusa - Economia
 

31/12/2009 - 15h47

EDP adquire empresa de gás em região espanhola

Lisboa, 31 dez (Lusa) - O grupo EDP acertou nesta quinta-feira a compra das distribuidoras de gás da Cantábria e Múrcia e da atividade de comercialização de gás, eletricidade e serviços nessas comunidades, que pertenciam à empresa Gas Natural, por 330 milhões de euros (R$ 823 milhões, ao câmbio atual).

"O Grupo EDP fechou hoje (quinta-feira) com a Gas Natural o acordo a que chegou em julho para aquisição - pelo valor de 330 milhões de euros - dos ativos de distribuição de gás em baixa pressão na Cantábria e em Múrcia, assim como da atividade de comercialização de gás, eletricidade e serviços aos mercados doméstico e de PME (pequenas e médias empresas) naquelas comunidades", diz a EDP em comunicado.

A companhia, que opera na Espanha nos setores elétrico e de gás, através das filiais HC Energía e Naturgas Energía, explicou ainda que o acordo inclui a maior parte das redes de distribuição de alta pressão no País Basco, na Cantábria e nas Astúrias.

Para isso, o administrador do Grupo EDP João Manso Neto e o diretor de Estratégia e Desenvolvimento da Gas Natural, Antonio Basolas, assinaram nesta quinta, em Barcelona, o acordo que consiste na compra de 2.394 quilômetros de redes de distribuição de gás em baixa pressão na Cantábria e em Múrcia e 248 mil pontos de abastecimento, que correspondem a 3.500 gigawatts (GW) anuais de gás distribuído.

A aquisição abrange ainda 214 mil clientes de gás e eletricidade e 67 mil contratos de serviços, além de integrar as redes de distribuição em alta pressão no País Basco, em Astúrias e na Cantábria, com um total de 465 quilômetros de redes, que transportam 7.500 GW anuais de gás.

"Com esta aquisição, a EDP consolida sua posição como um dos principais operadores de gás e eletricidade no mercado espanhol, com uma carteira de 1,4 milhão de clientes", explica o comunicado.

A empresa passa a ser o "segundo distribuidor de gás do mercado espanhol, passando de 10% para 14% a cota de mercado em pontos de abastecimento", acrescentou.

A EDP considera que estes ativos têm um grande potencial de desenvolvimento e diz "aproveitar uma oportunidade única de crescimento em um mercado restrito como é o da distribuição de gás na Espanha".

O Grupo EDP tem mais de um milhão de clientes ligados às suas redes de distribuição na Península Ibérica e possui mais de 270 mil serviços de manutenção, com redes próprias de distribuição elétricas e/ou de gás em Aragão, Astúrias, Cantábria, Castela-Leão, Catalunha, Comunidade Valenciana, Estremadura, Madri, Múrcia, Navarra e País Basco.