! Meirelles diz que país está preparado para enfrentar crise americana e mantém políticas - 21/01/2008 - Valor Online

UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

21/01/2008 - 18h15

Meirelles diz que país está preparado para enfrentar crise americana e mantém políticas

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou hoje (21) que o Brasil está preparado para enfrentar os efeitos, no cenário internacional, de uma possível recessão na economia norte-americana, afetada por crise no sistema interno de crédito. Meirelles ressaltou, entretanto, que isso "não significa dizer que a economia brasileira esteja imune à crise".

Segundo Meirelles, o Brasil deverá persistir com a política do câmbio flutuante, de metas de inflação e de equilíbrio fiscal, pois a experiência mostrou seu acerto ante outras práticas que o país experimentou no passado. Ele avalia que, no momento, os demais países "estão absorvendo os problemas da crise norte-americana".

O Banco Central, disse Meirelles, "monitora a situação internacional cuidadosamente e, quando toma qualquer medida, se precavém contra efeitos desfavoráveis no longo prazo". De acordo com ele, a condução da política econômica nos últimos cinco anos assegurou ao país credibilidade internacional. "O que foi feito funcionou como um seguro contra adversidades."

"O Brasil hoje é consultado nos foros internacionais sobre as questões de interesse mundial, e isso não acontecia no passado", lembrou. As reservas internacionais do país e o sucesso da política de exportação são exemplos concretos da estabilidade que o país vive, acrescentou Meirelles. Ele fez as declarações durante solenidade de posse da nova diretora de Relações Internacionais do Banco Central, Maria Celina Arraes.

(Agência Brasil)

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host