! Tesouro britânico completa nacionalização do Northern Rock - 22/02/2008 - Valor Online

UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

22/02/2008 - 13h48

Tesouro britânico completa nacionalização do Northern Rock

SÃO PAULO - O Tesouro britânico adquiriu todas as ações do Northern Rock, financiadora de hipotecas do Reino Unido. Ontem, o Parlamento britânico aprovou a legislação de que o governo precisava para ficar com o Northern Rock, a primeira nacionalização de um banco britânico em 25 anos.

O projeto sobre a passagem do banco para o controle do Estado foi aprovado em três dias, depois de a Câmara dos Lordes retirar os pedidos por mais salvaguardas.

A intenção do governo é devolver a instituição ao setor privado assim que as condições permitirem. Os opositores à nacionalização temem que o Northern Rock possa ficar sob controle público por uma década ou mais.

O Tesouro avisou que em breve emitirá um comunicado sobre como os acionistas da financeira serão recompensados por suas participações.

Em setembro do ano passado, a notícia de que o Northern Rock teve de recorrer a empréstimo de emergência do Banco da Inglaterra levou a uma corrida dos clientes às agências da instituição para sacar seus recursos.

(Juliana Cardoso | Valor Online, com agências internacionais)

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host