! Bancários retomam atividades após 15 dias de greve - 14/10/2010 - Valor Online
 

14/10/2010 - 08h43

Bancários retomam atividades após 15 dias de greve

SÃO PAULO - Após 15 dias de paralisação, os bancários retomam as atividades nesta quinta-feira. Na maioria das assembleias realizadas ontem, foram aceitas as propostas de reajuste salarial de 7,5% feitas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. "Fizemos a maior greve dos últimos 20 anos e faremos o melhor acordo desse período, pois a maioria já aprovou as propostas nas assembleias", afirmou o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, em nota.

Os funcionários do Banco do Brasil da capital paulista, que até o início da noite de ontem ainda estavam reunidos para discutir o reajuste, também aprovaram a proposta dos bancos. Além do aumento real, as instituições financeiras ofereceram valorização dos pisos de até 16,33% e maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Os bancários também conseguiram a inclusão na Convenção Coletiva de Trabalho de mecanismos de combate ao assédio moral e mais segurança no ambiente de trabalho. Inicialmente, a categoria reivindicava um reajuste salarial de 11%. A proposta da Fenaban só não foi aceita no Maranhão e em Bauru (SP).

(Ana Luísa Westphalen | Valor)