UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/11/2011 - 14h05

Aneel aprova reajuste tarifário da Light

BRASÍLIA - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou há pouco o reajuste tarifário anual da Light Serviços de Eletricidade. As novas tarifas valerão a partir da próxima segunda-feira (7) para 3,6 milhões de unidades consumidoras em 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O efeito médio a ser percebido pelos consumidores da Light será de 7,82%. Os consumidores de baixa tensão (residência e comércio) terão um reajuste de 8,04%. Já o índice da classe de consumo de alta tensão (indústria) é de 7,36%.

A decisão do colegiado foi marcada por críticas dos diretores sobre os impactos de tributos e encargos setoriais sobre o preço da energia cobrada do consumidor final. "O que chama a atenção é o impacto do ICMS sobre a energia", disse o diretor geral da Aneel, Nelson Hubner. Ele disse que o ICMS cobrado pelo estado do Rio de Janeiro corresponde a 26% do custo total da energia.

O relator do processo, o diretor Julião Coelho, afirmou que os tributos e encargos setoriais correspondem a 44% da tarifa de energia da Light. Segundo ele, somente 22% se referem ao custo dos serviços de distribuição. O posicionamento dos dois membros do colegiado também foi acompanhado pelo diretor André Pepitone.

(Rafael Bitencourt | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host