IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #26: Marcia Esteves, CEO da agência Lew'Lara/TBWA

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 04h01

Marcia Esteves, CEO da agência Lew'Lara/TBWA, é a entrevistada do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (10).

No papo, Marcia aborda as mudanças na maneira de se fazer publicidade, principalmente em relação à transformação digital dos clientes. A executiva ainda fala de liderança feminina e diversidade. "As marcas precisam fazer parte da vida das pessoas. Por que minha marca vai ser mais relevante do que você aproveitar o tempo com a sua família? A sociedade está se transformando de um jeito orgânico, sem muitas regras. Temos que abraçar a mudança", declara (no vídeo acima, o trecho está a partir de 1:21).

Sobre o desafio de conexão entre marcas e consumidores, a executiva afirma que o maior deles é fazer com as agências entendam o Brasil como ele é. "Como fazemos para que as agências reflitam o Brasil? Por muito tempo, contratamos só 'iguais'. Temos um desafio enorme para que as marcas se conectem com cada indivíduo de uma forma absolutamente especial. Não é sobre interromper: é sobre fazer parte" (a partir de 4:10).

A executiva conta sobre uma parceria que fez com a Faculdade Zumbi dos Palmares, enquanto ainda estava no comando da agência Grey. No acordo, firmado em 2018, a universidade seria a principal provedora de profissionais em início de carreira para vagas de estágio na agência.

"Eu acreditava que estaríamos fazendo um processo para incluir pessoas. O que eu aprendi, no decorrer dos anos, é que eles que nos incluíam. Para fazer comunicação relevante, precisamos entender a realidade das pessoas. O grande desafio está nisso: um processo de verdade, consistente, de inclusão, de cores e gêneros. A criatividade precisa do 'diferente'", diz a executiva (a partir de 4:51).

Sobre transformação digital, Marcia é enfática. "A transformação digital já aconteceu. Ela não tem que ser uma discussão, tem que ser uma pauta muito clara. A indústria tem feito disrupções constantes, necessárias. Mas se não tivermos esse olhar do que está acontecendo no mundo, ficaremos presos em palavras. Precisamos atuar de uma forma mais agressiva", declara (a partir de 25:25).

Marcia é um dos raros exemplos de mulheres que são presidentes de agência de publicidade no Brasil. Sobre liderança feminina, a executiva acredita que o principal desafio é transformar a sociedade num espaço mais justo. "É uma vergonha que, em 2020, não tenhamos um mercado mais plural. Temos que cada vez buscar mais espaço para essa pluralidade. Não é sobre homens ou mulheres, é sobre mistura. Isso é vital para nossa sociedade. É um trabalho diário" (a partir de 19:18).

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.