IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #30: Pedro Reiss, CEO da Wunderman Thompson

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Do UOL, em São Paulo

07/04/2020 04h01

Pedro Reiss, CEO da Wunderman Thompson, é o entrevistado desta semana do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (07). No papo, Pedro fala sobre as transformações que a publicidade vem atravessando nos últimos anos, além de contar sobre iniciativas que a agência tem promovido relacionadas à diversidade e contra o assédio.

"A gente foca muito na mudança da publicidade, mas o que mudou foi o comportamento das pessoas. A publicidade tinha um poder muito maior porque a atenção do consumidor estava concentrada em alguns lugares. Hoje, a atenção das pessoas está bastante distribuída", afirma (no arquivo acima, o trecho está a partir de 0:51).

Segundo o executivo, um dos principais fatores desta mudança acontece com a alteração da forma de as pessoas consumirem conteúdo. "Neste contexto, interromper para passar uma mensagem publicitária ficou muito complicado. Mas a boa mensagem publicitária continua sendo querida. Propaganda foi parte da cultura por muito tempo. Hoje, propaganda ruim não tem mais espaço. Você tem que ter boa qualidade" (a partir de 3:45).

"O mundo digital hoje permite coisas que antes não se podia fazer. Em vez de colocar uma versão da minha campanha, eu testo várias versões diferentes, com respostas rápidas. Essas possibilidades não existiam antes. Ficou mais complicado para todos os profissionais. Mudou o jeito de trabalhar" (a partir de 5:53), afirma.

Mas as mudanças têm a ver com a nova geração? "Não acho. Tem a ver com atitude. Tem gente que gosta de entender o novo, de se arriscar no novo e essas pessoas estão se dando melhor. É difícil a adaptação num setor como o nosso, porque o passado foi mais rico do que é o presente. A nova geração já nasceu nesse mercado que talvez seja menos glamouroso" (a partir de 8:20), diz Reiss.

O executivo ainda fala sobre a fusão recente entre a Wunderman e a JWT, que deu origem à Wunderman Thompson, em 2019.

"As agências têm que ajudar seus clientes a falar com as pessoas e a construir negócios. A fusão significa a aceleração de um mesmo projeto que vinha acontecendo dos dois lados: juntar criatividade com tecnologia. São quase 600 pessoas que vinham de culturas diferentes, de sistemas de trabalho diferentes. Essa é a riqueza e o desafio de uma fusão desse porte" (a partir de 11:04).

Pedro ainda comenta sobre iniciativas que a agência tem feito entre seus colaboradores. O projeto 20/20, por exemplo, criado pela JWT em 2017, buscava ter, em 2020, cerca de 20% do quadro de funcionários de áreas estratégicas preenchido por talentos negros.

"O projeto busca atacar uma barreira de exclusão que existe além da publicidade. As agências são essencialmente brancas. Líderes e gestores que não se sentirem responsáveis por ajudar essa transformação, por mudar essa realidade, não estão muito adequados ao seu tempo. Os desafios começam aqui. Precisamos evoluir muito nisso", declara (a partir de 20:02).

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.