IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #32: Sergio Gordilho, copresidente da agência Africa

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

21/04/2020 04h01

Sergio Gordilho, copresidente da agência Africa, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing desta semana, publicado hoje (21). Na entrevista, o executivo fala sobre o novo momento que as agências de publicidade estão atravessando, ao incorporar a utilização de dados na criatividade.

Sobre o novo momento que as agências de publicidade estão enfrentando, Gordilho é categórico. "A gente vive uma grande transformação. A gente passou durante muito tempo tendo uma relação mais de monólogo: basicamente a gente criava e as pessoas consumiam aquela informação. Hoje é um diálogo, é uma troca de informação. Trouxe mais ciência para nossa indústria", afirma Gordilho (no vídeo acima, o trecho está a partir de 00:52).

Para o executivo, "a indústria da publicidade criou uma geração muito bem preparada". "O criativo brasileiro é mais valorizado do que jogador de futebol no mundo. Os criativos brasileiros estão liderando algumas das maiores agências pelo mundo", afirma Gordilho (a partir de 13:11).

"Hoje, tão importante quanto ser criativo, é ser rápido. Nunca fomos tão globalizados. Grandes ideias estão vindo de todos os lugares. E, para ser rápido, precisamos de mais gente para correr. Não há mais espaço para uma maratona. Agora é uma prova de 400 metros, em equipe", declara (a partir de 21:15).

"As marcas que não estão entendendo a criatividade nestes três pilares, de intimidade, de relações e o lado artístico, estão se perdendo. A gente não pode deixar a ciência cegar a criatividade. Você começa a achar dados tão fantásticos que começa a esquecer de criatividade. E o dado só funciona, ele só é o novo óleo, o novo petróleo, se ele for decantado e transformado em gasolina", diz (a partir de 23:57).

Podcasts podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.