PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #35: Mario D'Andrea, presidente da Abap

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/05/2020 04h01Atualizada em 13/05/2020 11h32

Mario D'Andrea, presidente da ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) e CEO da recém-criada Dentsumcgarrybowen (formada a partir da fusão das agências Dentsu e Mcgarrybowen), é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (12).

Na entrevista, o executivo discute como o cenário atual da pandemia afeta o mercado publicitário, além de falar sobre a reinvenção do modelo das agências de propaganda no país.

"A reinvenção do modelo das agências foi acelerada com a crise. E os clientes não podem ter medo de errar, senão serão esquecidos. Se tem uma coisa que dura, é a memória do consumidor —e, principalmente, a afetiva. Neste momento, a marca que conseguir criar uma conexão com as emoções do consumidor, vai estar muito mais próxima dele lá na frente", diz o executivo (no arquivo acima, o trecho está a partir de 5:45).

Sobre o futuro pós-pandemia, D'Andrea comenta sobre o consumo na China, retomado depois do fim da quarentena. "Lá vimos um crescimento na venda de produtos de luxo e de emplacamento de carros. O componente emocional do consumidor vai aumentar depois da crise. Espero que as pessoas mudem valores, que o capitalismo entorpeceu", declara (a partir de 9:15).

O executivo também falou sobre as mudanças recentes na forma de fazer publicidade. "A propaganda tem que construir pontes entre a verdade da marca e a verdade do consumidor. Se eu não encontrar essas duas verdades, não vai funcionar na vida real. Depois que você perde a credibilidade com o consumidor, demora muito para (conquistar) de volta. Marcas precisam passar por um divã para saber quais são as suas verdades", declara (a partir de 18:47).

"Nós somos estudiosos do comportamento humano. Não há mais desculpa para um publicitário não saber o que está acontecendo em determinada região do país. Não tome as verdades da Faria Lima e do Itaim Bibi como verdades do Brasil. É um erro grotesco", diz (a partir de 25:10).

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.