IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #37: Othon Vela, diretor de marketing do Pão de Açúcar

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/05/2020 04h01

Othon Vela, diretor de marketing do Pão de Açúcar, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (26). O executivo fala sobre as alterações do dia a dia da rede de supermercados com o avanço da pandemia causada pelo coronavírus. Além disso, Othon explica como a empresa se adaptou ao crescimento do e-commerce e como a tecnologia vem alterando a forma do consumidor fazer compras.

"O setor varejista foi um dos pilares fundamentais no começo da crise. Ele tinha que cuidar da cadeia de abastecimento e fazer a conscientização de clientes, para não haver estoque dos produtos. O manuseio de produtos e os serviços nas lojas foram alterados rapidamente, por exemplo", afirma o executivo (no arquivo acima, o trecho está a partir de 00:53).

"Além disso, vimos mudança bem grande de comportamento com o crescimento das vendas pelo e-commerce. Corremos para abrir dois centros de distribuição e aumentar a capacidade de entrega. A tendência do e-commerce, que já existia, sofreu um aumento expressivo. A digitalização do setor foi muito forte, do dia para a noite", diz (a partir de 7:14).

Othon ainda fala sobre as mudanças físicas nas lojas. "A pandemia alterou todo o lado sensorial do cliente, da degustação de produtos. Muitas das experiências a gente teve que pausar. Agora, as pessoas têm um comportamento muito racional dentro da loja. Estamos trabalhando para que a experiência atual seja útil. O cliente precisa achar fácil os produtos que deseja", declara (a partir de 11:02).

O executivo também comenta sobre as novidades recentes da marca, como uma nova interface do aplicativo, que já possui mais de 4 milhões de downloads. Othon ainda fala sobre os aspectos de segmentação e personalização de vendas.

"O marketing hoje é uma ciência super complexa. Todo o lado de ciência humana continua, mas soma-se o lado de ciências exatas, que é muito forte. É preciso contar com muita tecnologia para poder captar todos esses sinais que os clientes nos deixam. Marketing passa, hoje, até por matemática financeira" (no arquivo, o trecho está a partir de 18:59).

Com formação financeira, Othon migrou para o marketing em 2016. "O varejo, hoje, se assemelha ao mercado financeiro. Um supermercado tem cerca de 15 mil produtos diferentes. Temos que fazer escolhas para produtos que terão desconto, por exemplo" (a partir de 22:01).

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.