IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #39: Loredana Sarcinella, diretora de mkt da Samsung

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/06/2020 04h01

Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung, é a entrevistada do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (09). No papo, a executiva fala sobre o processo de digitalização do consumidor em tempos de crise, a importância da velocidade de decisões no marketing e conta como é trabalhar com a cultura coreana.

Segundo Loredana, as mudanças de hábito dos consumidores, que demoravam cerca de 60 dias para acontecer, estão sofrendo novidades em 7 dias. "Começamos o ano com uma perspectiva, mas o mundo virou de ponta cabeça. A pandemia acelerou muito o processo de digitalização do brasileiro. É uma grande adaptação, inclusão de novas rotinas e uso de novas ferramentas", diz (no arquivo acima, o trecho está a partir de 00:53).

As mudanças causadas pela crise do coronavírus também refletiram num replanejamento de vendas da marca. "Nos meses de março e abril, tivemos um crescimento de 40% de novos usuários comprando via e-commerce no Brasil. A crise pediu mais assertividade para a publicidade", declara (a partir de 4:10).

A alta do dólar também impactou nos preços dos produtos da marca. "Temos duas fábricas, em Campinas (SP) e Manaus (AM), com mais de 10 mil funcionários, com uma infraestrutura muito importante. Isso nos dá algum fôlego em relação ao dólar também" (a partir de 9:20).

Com mais de 30 anos de carreira, a executiva já trabalhou em empresas de diferentes setores -como Natura, Arcor e Colgate. Loredana também atuou por mais de 10 anos na Motorola. "Independentemente do número de anos de mercado, precisamos dar um passo atrás e entender e ouvir (o consumidor). O que mais chamou atenção quando fui para a Samsung foi a velocidade da empresa, com uma inovação muito rápida. Ouço muito e aprendo muito todos os dias" (a partir de 19:50).

"As pessoas têm uma concepção muito errada da cultura asiática. Temos um pensamento bastante humanizado dentro da Samsung. Temos um foco muito grande nos funcionários, consumidores e parceiros comerciais. A parte humana é fundamental. É uma empresa que trabalha muito bem a diversidade", diz (a partir de 21:51).