IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #43: Fernando Vilela, diretor de estratégia da Rappi

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/07/2020 04h01

Fernando Vilela, diretor de estratégia do Rappi, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (07). No papo, Fernando explica como funciona o aplicativo de delivery, conta bastidores do crescimento do app no Brasil e fala sobre a diferença de trabalhar no marketing de uma multinacional e uma startup.

Segundo o executivo, o aplicativo chega hoje a 65 cidades do país e cresceu cerca de 300% nos últimos meses, muito por causa do crescimento da pandemia de coronavírus no Brasil. "Já vínhamos nos preparando desde janeiro para a mudança do comportamento da demanda. Quando o coronavírus chegou de forma mais acentuada, já tínhamos uma série de protocolos rodando. Isso possibilitou mostrar novas verticais (de venda) ao nosso usuário", diz Fernando (no arquivo acima, o trecho está a partir de 00:50).

E como a pandemia mudou a forma de comprar do brasileiro? "Muito do que você vê nos Stories [do Instagram] reflete no buscador da Rappi. Teve uma reunião que eu falei: 'tem muita gente fazendo doce em casa. Brigadeiro, bolo de cenoura então, nem se fala'. Fomos ver o que o consumidor estava buscando: leite condensando, farinha, fermento. Exatamente aquilo que a gente vê acontecendo, o usuário já aprendeu a usar a Rappi para comprar", diz (a partir de 12:30).

A startup, criada na Colômbia, chegou ao Brasil em meados de 2017. O executivo conta um pouco como foi a construção da marca no país.

"Quando você não tem grana para investir, tem que ser 'guerrilheiro', entender o que de fato chama atenção. A gente, desde o começo, foi muito agressivo na mochila do motoboy. Se todo motoboy tiver a mochila da Rappi, no mínimo as pessoas vão ficar curiosas. Depois, focamos muito nos influenciadores e em estratégia de PR (relações públicas)", diz o executivo (a partir de 21:23).

Na semana passada, o aplicativo sofreu, ao lado de Uber e iFood com uma paralisação de um dia por parte dos entregadores. Fernando também falou sobre como a empresa está trabalhando para melhorar a interface com os entregadores.

"Tivemos um crescimento de 160% no número de entregadores pré e pós-covid-19. Precisamos equilibrar os elos da cadeia. Temos que corrigir [o sistema] tempo todo. O bacana de ser uma plataforma é que nenhum elemento, nenhum elo, pode estar mal, senão o sistema não se equilibra. Precisamos entender quais são as dores dos entregadores, também" (a partir de 13:41).

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.