IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #46: Renato Camera, diretor de marketing da GSK CH

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL,em São Paulo

28/07/2020 04h01

Renato Camera, diretor de marketing da área de cuidados com a saúde da GSK, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (28).

Na entrevista, o executivo fala sobre as diferenças de atuar na área de marketing de uma empresa farmacêutica. Camera também aborda como a inteligência de dados tem alterado a forma de fazer propaganda, que rompeu o 'status quo' da profissão.

Sobre a pandemia, o executivo explica que teve que adaptar conceitos e contextos das peças publicitárias. "Foi um processo tenso, acelerado. Demos um passo para trás para olhar o que tínhamos. A última coisa que queríamos é que soassemos oportunistas. O consumidor rechaçou marcas que pareceram oportunistas", afirma Renato (no arquivo acima, o trecho está a partir de 2:35).

A unidade de negócios em que o executivo atua possui marcas como Eno, Advil, Sonrisal, Cataflan e Centrum.

"Atuamos com um time de quase 50 profissionais dentro do marketing. O processo de home office funcionou muito bem pra gente. Culturalmente, a pandemia forçou a gente a ser um pouco mais disciplinado nos processos de comunicação. Passamos, neste mês, a trabalhar com a [agência] Publicis, [depois de uma] concorrência feita durante a pandemia. O Brasil vai ser o único país que vai unir a área criativa com a mídia", explica (a partir de 6:25).

Renato também aponta as diferenças (e semelhanças) de se trabalhar numa empresa farmacêutica.

"A construção de campanhas nesse ramo tem peculiaridades, principalmente pelos códigos de conduta. Mas, em aspectos criativos, não vejo grande barreiras. O mundo dessa indústria tem evoluído muito. Temos que nos reinventar do ponto de vista de comunicação o tempo todo", declara (a partir de 9:59).

Sobre as mudanças na maneira de se fazer publicidade, o executivo é enfático. "A publicidade se tornou mais técnica exige novas competências do profissional, até mesmo para entender a jornada do consumidor. Isso não tira o charme da publicidade, mas quebra dogmas criativos do passado", afirma (a partir de 15:50).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.