IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #64: Jan Telecki, diretor de marketing da Hyundai

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/12/2020 04h01

Como a transformação digital chegou às montadoras? Qual a maior dificuldade em convencer um consumidor a comprar um carro pela internet?

Jan Telecki, diretor de marketing da Hyundai no Brasil, é o entrevistado desta semana do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (1º/12).

"A Hyundai é conhecida pelo HB20 e pelo Creta, que são fabricados no Brasil. O HB20, que acaba de lançar uma nova geração, é uma paixão nacional", diz o executivo (no arquivo acima, este trecho está a partir de 1:20).

Para Jan, a pandemia retardou o processo de crescimento que o mercado automobilístico havia sentido nos últimos anos. O desafio, agora, é reforçar os canais de compra e aprimorar as vendas pela internet.

"São dois os vetores do processo de digitalização: a confiança, uma vez que as pessoas passaram a fazer compras constantes pela internet; e as novas gerações, que já nasceram digitais, que irão fazer essas compras crescerem no futuro", diz (a partir de 7:26).

Segundo o executivo, os números ainda são tímidos —mesmo assim, as vendas digitais giram em torno de 10% a 12% do total. "As pessoas ainda gostam de fazer o test drive. E uma outra barreira é a digitalização do processo de documentação da compra", afirma.

"O que aquela empresa fala para mim? O desafio do marketing é passar esse valor para a sociedade. O trabalho que a gente vem fazendo se baseia no propósito, relevância e verdade", diz (a partir de 19:35).

"A comunicação precisa ter encantamento, mas também precisa de resultado. Hoje, o charme da publicidade é lidar com os dados" (a partir de 22:17).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.