IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #66: Sarah Buchwitz, VP de marketing da Mastercard

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/12/2020 04h01

A Mastercard deixou de ser uma empresa de pagamentos para se tornar uma empresa de tecnologia. Para falar sobre essa mudança, o podcast Mídia e Marketing recebe Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing da Mastercard Brasil, em episódio publicado hoje (15/12).

No papo, ela também fala sobre a missão da empresa, "tornar o mundo sem dinheiro físico", além de comentar como trabalham para que a campanha "Não tem preço", slogan da empresa há mais de 20 anos, continue atual. Sarah, formada em Economia, também conta como virou executiva de marketing.

"Nosso objetivo é não ter mais dinheiro circulando pelas ruas. Isso significa um mundo com pagamentos digitalizados, que só traz ganhos para a população. É mais seguro e mais rápido", afirma a executiva (no arquivo acima, este trecho está a partir de 1:04).

Sarah apresenta dados de uma pesquisa recente da Mastercard. Os números apontam que 7% das pessoas usaram pela primeira vez o e-commerce durante a pandemia e 46% aumentaram o volume de compras online.

20 anos de "Não tem preço"

A executiva também comenta como é trabalhar para que o slogan "Não tem preço", criado há mais de 20 anos, continue atual. "O 'não tem preço' é algo tão verdadeiro que poderia ficar para sempre. Ele é perene porque evoluiu junto com o consumidor", diz (a partir de 8:18).

Como patrocinadora de diversos eventos esportivos, a Mastercard teve que mudar muitos de seus planos em 2020 —principalmente por causa do adiamento de alguns torneios e da proibição de torcedores nos estádios.

"Os esportes são feitos de paixão e a paixão pode acontecer em qualquer âmbito, inclusive no digital. Acredito no modelo híbrido, que mistura o evento presencial, mas é transmitido de forma online. Isso dará maior acesso a conteúdo de qualidade", afirma (a partir de 16:21).

De esportes para tecnologia

Formada em Economia, Sarah já atuou em empresas como Kraft Foods, Pepsico e estava na ESPN antes de ir para a Mastercard, em julho de 2017. Mas como foi mudar de um canal de esportes para uma empresa de tecnologia?

"A Mastercard tem o patrocínio como coração de sua estratégia. Conhecer o esporte me ajudou muito a trabalhar os patrocínios que a gente já tinha. Além disso, marketing é entender a necessidade do consumidor, alinhar com a necessidade do negócio, transformar isso em estratégia e transformar a estratégia em ação. Esse pensamento é comum em qualquer lugar", declara (a partir de 25:02).

Este ano, Sarah foi umas das homenageadas do Women To Watch, iniciativa idealizada pelo Advertising Age, maior veículo de publicidade do mundo, que seleciona as mais bem-sucedidas profissionais no mundo da publicidade, marketing e mídia.

"Uma pessoa que admiro é a Andrea Alvares, vice-presidente da Natura. É uma pessoa que me inspirou no começo de carreira. Ela sempre foi minha referência de líder feminina e transformadora", diz a executiva (a partir de 27:29).

Andrea Alvares foi uma das entrevistas do podcast Mídia e Marketing. Ouça o episódio #21 com a executiva, publicado em fevereiro deste ano.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Orelo e no YouTube.