IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #76: Patrícia Macedo, diretora de marketing da Kimberly-Clark

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/03/2021 04h01

Teremos uma era da higiene no mundo pós-pandêmico? Como as marcas estão se preparando para essa nova época? E como é ser criativo para vender lenços e fraldas?

O podcast Mídia e Marketing desta semana, publicado hoje (16), conversa com Patrícia Macedo, diretora de marketing da Kimberly-Clark - dona de marcas como Huggies (fraldas), Neve (papel higiênico), Intimus (absorvente) e Kleenex (lenços de papel).

"Muitos dos nossos produtos atendem a pedidos do consumidor. Aprendi na faculdade que necessidade não se cria: você ativa uma necessidade do consumidor. Neste momento, a empatia faz toda a diferença no nosso processo de criação, no nosso processo de inovação", diz a executiva (no arquivo acima, este trecho está a partir de 4:01).

Patrícia também fala sobre o impacto da pandemia no negócio da empresa - principalmente sobre a 'corrida ao papel higiênico' em tempos de quarentena e isolamento social.

"Talvez a gente esteja na era da higiene mesmo. Isso está no inconsciente das pessoas. A gente tem esse impulso de proteger a família. Planejamos muito as vendas, o abastecimento das nossas lojas. Ainda estamos num pedacinho da higiene que é muito importante: na intimidade, no momento mais íntimo das pessoas. Temos que observar isso e nos conectar ao consumidor neste momento", afirma (a partir de 5:24).

Na entrevista, a executiva ainda aborda o "resgate" da missão do marketing com o avanço da pandemia de covid-19.

"O papel do marketing é ser curioso, é ser empático. Marqueteiro que não veste o sapato do consumidor, não é marqueteiro verdadeiro. [Com a pandemia] A gente resgatou conceitos até básicos da nossa missão como profissionais. Profissional de marketing tem que ser curioso. Tem que gostar de gente", declara (a partir de 9:25).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.