IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #86: Paula Martins de Oliveira, head de marketing integrado da Marisa

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/05/2021 15h25

"De mulher pra mulher": quem não conhece este slogan? Então como é para a Marisa, varejista com mais de 70 anos de história, tentar criar uma campanha que marque tanto a cabeça do consumidor com a mídia tão fragmentada nos dias de hoje?

"Eu diria que não dá para ter outro slogan. Representa muito a rede, é nosso DNA desde o começo da marca", diz Paula Martins de Oliveira, head de marketing integrado da Marisa. Paula é a entrevistada da semana do programa Mídia e Marketing, publicado hoje (24) -veja o vídeo completo, acima.

Paula conta como a marca evoluiu seu trabalho com foco nas mulheres ao longo das décadas e como a pandemia mudou o poder de compra e necessidades das clientes. "Nossa construção de marca envolve preço acessível, produto de qualidade e moda versátil. Roupa tem que ser investimento", diz (a partir de 3:25).

Crescimento do e-commerce no varejo

"Hoje, o e-commerce representa 17% das nossas vendas. O formato "Clique e retire" cresceu muito, porque identificamos muitas mulheres que compravam no digital, mas não tinham como receber em casa. A oferta de serviços e trabalhar o conceito de multicanais não é o futuro do varejo: é o presente do varejo", afirma (a partir de 6:26).

A executiva ainda comenta sobre a mudança do estilo das lojas de rua, principalmente num mundo pós-pandêmico. "Teremos uma evolução dos formatos de loja, mais modernos, com serviços de entrega eficientes. As pessoas poderão passar na loja, comprar um produto via totem e pedir para entregar em casa", diz (a partir de 8:35).

De marketing para "matemarketing"

Paula também fala sobre a nova forma de fazer publicidade. "Temos visto uma evolução muito rápida da comunicação. A Marisa tem, como desafio, se tornar a plataforma da mulher brasileira. Precisamos expandir nossa oferta de produtos de moda e de outros tipos que estejam inseridos na vida da mulher" (a partir de 17:43).

Para isso, a rede vai lançar, em junho, uma plataforma com serviços e diferentes tipos de conteúdo, em vários formatos, como vídeos e programas em podcast. "Vamos lançar em junho o Universo M, que falará sobre moda, sobre cultura, sobre bem-estar. A ideia é agregar outras coisas que fazem sentido para a mulher, como filmes, humor e até moda. Para isso, precisaremos de consistência, frequência e, principalmente, de verdade", diz (a partir de 18:13).

"A publicidade de hoje ficou muito mais complicada. O publicitário teve que se renovar. Hoje somos multicanais e multiformatos. Ainda acredito no glamour da publicidade, mas hoje o marketing é matemático. Brinco que é meio 'matemarketing'", afirma (a partir de 20:52).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.