IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #94: David Laloum, sócio e chief strategist officer do Distrito

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/07/2021 14h56

Marketing e tecnologia não se separam mais. Com isso, as martechs têm ganhado muito espaço na importância entre clientes, sejam agências ou anunciantes. E o que as startups têm para ensinar ao mercado?

O podcast Mídia e Marketing desta semana recebe David Laloum, sócio e chief strategist officer do hub de inovação Distrito.

Ele fala sobre o amadurecimento do segmento no Brasil, sobre os novos modelos de negócios, que estão transformando os grupos de comunicação e a mudança digital acelerada pela pandemia -veja a entrevista, na íntegra, no vídeo acima.

Como exemplo, ele dá o crescimento das vendas digitais da Via (ex-Via Varejo, dona das Casas Bahia).

"As empresas hoje precisam de inovação e recursos para realizar as transformações com mais velocidades O e-commerce da Via representava 15% a 20% do total de vendas. Hoje representa quase 60%", afirma (a partir de 2:53).

"O segmento que mais cresce no marketing é o relacionamento com o cliente. As marcas precisam entender melhor a experiência do cliente e a capacidade de gerar melhores serviços, como vendas por WhatsApp e atendimentos por chatbots, para trazer boa informação ao consumidor", diz (a partir de 4:55).

O Distrito, que começou sua história como empresa investidora de startups, hoje foca na transformação digital de médias e grandes corporações.

"É interessante ver como esses novos ecossistemas entram na jornada de transformação das empresas, que estão aprendendo a olhar para inovação aberta. A criação do Pix mostra a agilidade mental do brasileiro. É um exemplo de como plugar soluções de startups para ajudar nos negócios", afirma (a partir de 10:20).

Grupos de comunicação precisam olhar para o futuro

"A transformação digital não deveria afetar as agências, mas a questão cultural se torna importante. As agências foram negócios criados em cima de um modelo muito bem sucedido, lucrativo e estratégico na agenda das empresas, mas está sendo desafiador para essas empresas abrirem mão desses modelos para abraçar o futuro", afirma (a partir de 31:39).

"Os grandes grupos de comunicação estão exatamente neste momento, fazendo essas escolhas. Eles precisam adicionar tecnologias, romper silos e investir no futuro. Hoje, para onde o negócio está indo, tem que se investir no futuro -e, não, pensar em lucratividade", diz (a partir de 37:00).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.