IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #98: Andréa Bó, diretora de marketing da Nivea

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/08/2021 14h35

A latinha azul de Nivea é quase icônica. Mas o que a marca, com 110 anos, faz para alcançar os consumidores mais jovens? E como empresas de cosméticos estão atingindo novos públicos com a fragmentação da mídia?

O podcast Mídia e Marketing desta semana recebe Andrea Bó, diretora de marketing da Nivea, que também fala sobre como a empresa soube se reinventar na pandemia —veja, acima, a entrevista completa.

"Mais do que adaptação ao mundo online, aconteceu a aceleração em direção ao mundo digital, que é onde o consumidor está. Antes, a televisão tinha um papel proprietário de formação de opinião do consumidor. Hoje, não é mais só isso. [Precisamos] Falar onde o consumidor quer ouvir. Crescemos 400% no e-commerce. Não é o canal prioritário, mas vai ser em pouco tempo", diz a executiva (a partir de 7:08).

E quais tendências poderão ficar no setor de cosméticos para o pós pandemia? Para Andréa, o autocuidado é o principal.

"A primeira é prestar atenção no autocuidado. Passamos por questões emocionais e percebemos que isso é uma forma de aliviar as tensões do dia a dia", diz (a partir de 4:15).

O "propósito de marca" também ficou mais evidente. "O consumidor está mais ligado, está mais informado, mais conectado e está buscando produtos de empresas que vão além de entregas físicas de produtos. Ele está mais interessado em saber sobre ingredientes e sobre marcas que também causam impacto social, com sustentabilidade", afirma (a partir de 5:48).

"Como marca, temos que abraçar novas oportunidades. Antes tínhamos um meio (a TV) que concentrava os consumidores. Agora, ela está muito pulverizada. Queremos emocionar as pessoas, não só vender produtos. Queremos ser amados pelos consumidores", declara a executiva (a partir de 22:21).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.