IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #100: Juliana Azevedo, da P&G e Rachel Maia, da RM Consulting

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/08/2021 14h59

Marketing, propósito e diversidade não se separam mais. Em seu 100º episódio, o programa Mídia e Marketing recebe, pela primeira vez, duas convidadas: Juliana Azevedo, presidente da P&G Brasil, e Rachel Maia, da RM Consulting, que foi CEO da Pandora e da Lacoste no país —confira, acima, a entrevista na íntegra.

As executivas falam sobre os desafios e aprendizados da pandemia, as mudanças das empresas para o futuro pós-covid-19, destacam a importância de lideranças femininas e refletem como o consumidor busca, cada vez mais, coerência e consistência das marcas.

"Empresas sem propósito perdem muito. Elas precisam contribuir para uma sociedade melhor", afirma Juliana (a partir de 39:06). Para a presidente da P&G, uma das surpresas do período pandêmico foi o crescimento nas vendas de produtos masculinos -e isso pode ficar para o futuro.

"Pedimos mais higiene para as pessoas. Isso se acentuou porque temos essa característica no nosso DNA. A pandemia acelerou traços da nossa personalidade e da nossa sociedade. Toda essa parte da digitalização transformou a forma que convivemos, como trabalhamos", diz Juliana (a partir de 11:42).

Propósito em pauta

Para Rachel, o consumidor tem ampliado sua busca sobre o propósito das empresas. "A sustentabilidade, por exemplo, vai muito além do ambiental. Não podemos deixar de discutir a diversidade racial, com mais pluralidade e ações afirmativas", diz Rachel (a partir de 39:53).

"Existe um novo costume para o consumidor. A partir de agora, ele fará um movimento híbrido, por ter aprendido a fazer o consumo no ambiente digital. Para o setor de vestuário, isso foi um desafio: lidamos com coleções que não foram para as vitrines físicas. Tivemos que criar vitrines virtuais. Aprendemos a trocar a roda com o avião em curso", declara a ex-CEO das marcas de luxo (a partir de 5:28).

As executivas também falam de detalhes sobre suas carreiras -e os planos para o futuro.

Juliana conta um pouco sobre os 25 anos de história na P&G. "Meu plano era ficar dois anos para aprender sobre marketing e vendas, que eu queria aprender na prática. Mas me vi com uma afinidade muito grande com os princípios e valores da empresa. Hoje, como líder, tenho que ter competência para manter as promessas na companhia", declara Juliana (a partir de 20:02).

Rachel, por sua vez, explica mais sobre o Projeto Capacita-me, focado em educação e empregabilidade. "Precisamos dar oportunidade para jovens de periferia. Hoje, capacitamos os jovens e entregamos os currículos para empresas parceiras, como a própria P&G e a SumUp. É uma pequena centelha na mudança que precisamos", afirma (a partir de 28:59).

Criado em 2019, como podcast, o programa passou a ser exibido em vídeo em março deste ano e, desde maio, faz parte da programação fixa do Canal UOL. Em dois anos, Mídia e Marketing já entrevistou os principais nomes de anunciantes, agências, grupos de comunicação e startups do Brasil.

Já passaram pelo programa executivos como Poliana Sousa (líder do marketing da Coca-Cola na América Latina), Marcel Marcondes (VP de marketing da AB InBev nos Estados Unidos), Patricia Corsi (CMO global da Bayer), Hermann Mahnke (diretor executivo de marketing da GM para América do Sul), Eduardo Campanella (VP de marketing da Unilever), Beatriz Bottesi (head de marketing do Facebook para o Brasil), Sarah Buchwitz (VP de marketing da Mastercard Brasil) e Washington Olivetto.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.