IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #109: Adriana Barbosa, CEO da PretaHub

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/11/2021 16h49

Como as marcas podem abrir espaço para o afroempreendedorismo? E o quanto é difícil hoje promover a igualdade racial dentro das empresas?

O episódio desta semana do programa Mídia e Marketing recebe Adriana Barbosa, CEO da PretaHub, plataforma criada para apoiar o empreendedorismo negro no Brasil.

No papo, Adriana fala ainda sobre os avanços e desafios de levar diversidade para dentro das grandes companhias —confira a entrevista na íntegra, acima.

"O PretaHub nasceu a partir da realização da Feira Preta, criada em 2002. Hoje, realizamos ações como projetos de formação de empreendedores, pesquisas e workshops. Somos uma plataforma que apoia o tema do empreendedorismo negro no Brasil, em 4 pilares: criação, produção, distribuição e consumo", diz (a partir de 1:30).

Adriana ainda conta episódios sobre a busca pelos patrocinadores para seus projetos.

"A primeira multinacional lançar um produto segmentado no Brasil foi a Unilever, com sabonete o Lux Pérola Negra. A gente bateu na porta da Unilever, pedido patrocínio, e eles falaram: "Vocês já fizeram isso antes?". A gente respondeu: "Não, mas vocês também nunca venderam sabonete para a população preta antes. Então vamos aprender juntos". E de lá para cá, temos construído relações com as marcas, mas isso não é fácil.", declara Adriana (a partir de 5:26).

E em qual estágio está a mudança de cultura, de equidade racial, dentro das empresas?

"O processo de transformação é interessante. Tem coisas muito rasas, mas também temos avanços. A cadeia de valor nas empresas também é importante, com ações afirmativas, com cláusulas antirracistas para os fornecedores" (a partir de 15:57).

"Os comitês de diversidade, por exemplo, são bons, mas eles precisam ser mais diversos. Além disso, as pessoas ainda participam desses comitês de forma voluntária, mas todo mundo está muito cansado. Elas precisariam ter um tipo de remuneração ou gratificação. Por fim, precisam de metas e objetivos claros" (a partir de 17:47).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.