IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #114: Ana Buchaim, diretora-executiva de pessoas, marketing e sustentabilidade da B3

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/12/2021 14h56

O que é a B3? Como é trabalhar a comunicação e o marketing de produtos do mercado financeiro? O número de pessoas físicas que investem na Bolsa cresceu muito nos últimos anos: como é explicar o funcionamento do mercado para o público em geral?

Nesta semana, o programa Mídia e Marketing recebe Ana Buchaim, diretora-executiva de pessoas, marketing, comunicação e sustentabilidade da B3. Ela também fala das transformações pelas quais a Bolsa passou nos últimos anos e ainda comenta sobre ações recentes da B3, como a que instalou um touro dourado no centro histórico de São Paulo —veja a entrevista, na íntegra, no vídeo acima.

"O mercado financeiro passa pelo centro de São Paulo, onde a B3 tomou a decisão de ficar, em 2017. Neste momento, a gente entendeu que tem a responsabilidade de legado de marca de cuidar do centro, que ficou muito abandonado na pandemia. Uma das ações de recuperação do centro era a instalação da estátua, que significa um dos movimentos", diz Ana (a partir de 16:30).

A executiva também comentou sobre o aumento do número de pessoas físicas na Bolsa: no mês passado, a B3 bateu a marca histórica de 4 milhões de contas de pessoas físicas. Em 2019, esse número era de 1 milhão.

"Houve uma explosão de influenciadores nas redes sociais falando sobre investimento. Nosso papel, hoje, é informar a pessoa física, a partir de conteúdo claro e curado. Dentro dessa popularização, cabe uma linguagem descomplicada, numa plataforma multinacanal, para que essa linguagem seja direta e de fonte crível. Isso tem mudado a imagem da B3 no mercado", declara (a partir de 9:46).

Ana também explica como funcionam os segmentos de listagem de sustentabilidade diferentes da Bolsa, criados para induzir as boas práticas no mercado.

"Assim, o investidor consegue olhar para a performance das empresas a partir dos diferentes índices de sustentabilidade. Isso traz mais transparência, mais clareza e mais informação para o consumidor. Hoje, é fácil colocar o rótulo de que é ESG, mas sem impacto", diz (a partir de 23:05).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.