IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #127: Fabio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/04/2022 14h55

O Brasil é o 4º maior mercado consumidor de biscoitos no mundo. Como uma empresa nascida no Brasil disputa esse espaço com multinacionais globais? E como é cuidar do marketing de uma empresa com mais de 20 marcas?

O programa desta semana recebe Fabio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco, companhia cearense dona de marcas como Piraquê, Vitarella e Adria, por exemplo -veja a entrevista na íntegra, acima.

Fabio também fala sobre o impacto da pandemia nos negócios da empresa. "A sociedade muda, muda o consumo e mudam os hábitos. O bolso do consumidor nunca foi disputado por qualquer coisa, direta ou indiretamente, seja o streaming, biscoito ou com o preço da gasolina" (a partir de 24:41).

"Momentos de crise são os de anunciar mais. Todas as empresas têm sofrido questões de custos. Quando você pensa num cenário desse, a primeira reação seria cortar investimento em marketing. Mas isso não é custo. Construir marca gera valor. E nunca foi tão importante gerar valor. As marcas precisam criar vínculos, seja funcionais ou emocionais", fala o executivo (a partir de 25:59).

Líder nacional entre as fabricantes de biscoito com mais de 30% de participação do mercado, a M. Dias Branco possui mais de 90% de penetração nos lares brasileiros - ou seja, a cada 10 casas, 9 têm produtos da empresa.

"Uma das fortalezas da M. Dias Branco é sua atuação regional. Com mais de 20 marcas, muitas vezes ela até disputam mercado. Cada estado do Nordeste, por exemplo, tem sua comunicação e sua peculiaridade, preservando o dna de regionalismo de cada mercado onde ela atua", afirma Fabio (a partir de 6:10).

A empresa é dona da Piraquê, uma das patrocinadoras do Big Brother Brasil 22. E como se diferenciar dos outros patrocinadores?

"Sempre acreditamos que o programa é uma das grandes conversas do almoço e do jantar do brasileiro. A marca tem uma história parecida com a do Zeca Pagodinho e levamos o 'maior brasileiro vivo' para dentro da casa do BBB", explica (a partir de 12:37).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.