IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #128: Graciela Mognol, CMO do negócio de sementes da Syngenta

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/04/2022 14h45

Como uma empresa de sementes leva sua comunicação para o público? E a pandemia fez com que as pessoas tivessem mais curiosidade para saber como os alimentos chegam às suas casas?

O programa Mídia e Marketing desta semana conversa com Graciela Mognol, diretora de marketing do negócio de sementes da Syngenta no Brasil e Paraguai —veja a entrevista, na íntegra, no vídeo acima.

Graciela também fala sobre a ampliação da presença feminina no setor e sobre como o setor tem buscado inovação.

"Inovação é crucial para o agronegócio. Hoje, o agronegócio é muito mais colaborativo, ele trabalha junto com outras indústrias. Atualmente, temos mais de 1.500 agtechs (startups ligadas ao agronegócio) no Brasil, testando ideias, produtos e serviços diariamente, para se tornarem aliados do produtor dentro e fora da porteira", declara (a partir de 14:14).

A executiva também fala sobre a mudança de perfil do agricultor brasileiro: hoje, a média do produtor rural é de 46 anos.

"Hoje, eles são extremamente conectados, mais tecnológicos. É com ele que dialogamos. A ferramenta de comunicação mais utilizada no agronegócio hoje é o WhatsApp. Por isso, precisamos desenvolver sites e apps para chegar mais próximo do produtor", diz (a partir de 9:25).

Por outro lado, o agronegócio tem sido alvo de críticas recentes por causa da sociedade. Como ela atua no dia a dia pra defender o setor?

"É difícil fazer uma agricultura destruindo o meio ambiente. Isso não tem futuro -e o produtor tem uma consciência muito grande desse fato. Hoje, toda nossa agricultura é certificada, com práticas legalizadas. Sou a favor de um agronegócio pujante, mas responsável, que busca mostrar que o setor que alimenta o mundo é responsável pelas suas práticas agronômicas", declara (a partir de 30:57).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.