IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Mundo exige dos Brics voz comum em conflitos internacionais', diz Xi Jinping

O presidente chinês, Xi Jinping, discursa em reunião dos países membros dos Brics - Fred Dufour/Pool/Reuters
O presidente chinês, Xi Jinping, discursa em reunião dos países membros dos Brics Imagem: Fred Dufour/Pool/Reuters

Em Xiamen (China)

04/09/2017 03h49

O presidente da China, Xi Jinping, assegurou nesta segunda-feira (4) que o mundo exige dos países do bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) uma voz comum nos conflitos internacionais e uma aposta conjunta no fomento da paz.

"Devemos falar com uma só voz nos conflitos que dizem respeito à paz internacional", disse o governante chinês na inauguração do plenário da nona cúpula de líderes deste grupo, que acontece em Xiamen, cidade do sudeste da China, e reúne os cinco grandes países emergentes.

Na presença dos presidentes do Brasil (Michel Temer), África do Sul (Jacob Zuma) e da Rússia (Vladimir Putin) e do primeiro-ministro da Índia (Narendra Modi), Xi disse que a comunidade internacional requer "que os cinco tenham um papel mais ativo na governança global" e que, lado a lado, elevem "uma voz comum" para o fomento da paz no mundo e a resolução de conflitos.

Xi não se referiu diretamente ao regime vizinho da Coreia do Norte, como tampouco o fez no domingo no seu discurso de inauguração, que aconteceu minutos depois que Pyongyang confirmou um novo teste nuclear.

4.set.2017 - Presidente do Brasil, Michel Temer, em encontro dos Brics, na China - Fred Dufour/Pool/Reuters - Fred Dufour/Pool/Reuters
Presidente do Brasil, Michel Temer, na mesma reunião dos Brics, nesta segunda-feira
Imagem: Fred Dufour/Pool/Reuters