'Game of Thrones' ensina a lidar com dinheiro; veja 5 lições
O seriado da HBO "Game of Thrones" é um fenômeno mundial. Entre seus quase 20 milhões de espectadores, um se destaca: Gavin Baker, que controla um fundo de investimento de US$ 13 bilhões.
Mas por que bilionários se interessariam pela série? Segundo o colunista Chris Taylor, da agência de notícias Reuters, há valiosas lições financeiras para serem aprendidas com a trama, que se desenrola nas terras místicas de Westeros.
Atenção: esta nota contém spoilers (revelações sobre o enredo).
Se você já acompanhou os episódios até o final da quarta temporada (ou não se importa em conhecer detalhes da história com antecedência), veja a seguir as lições de "Game of Thrones" sobre dinheiro:
1. Preste atenção aos sinais
Nos sete reinos místicos de Westeros, os poderosos tendem a ignorar os sinais de perigo ao seu redor. "Esteja preparado para notar evidências que possam mostrar que sua visão de mundo está errada", aconselha Gavin Baker.
2. Tome decisões imparciais
Em "Game of Thrones" e no mercado financeiro, as decisões tomadas por impulso têm consequências, e elas nunca são boas. Em guerra com os Lannister, Robb Stark se apaixona e descumpre a promessa feita a um poderoso aliado; é punido com um esfaqueamento.
Más decisões de investimento dificilmente levam a um fim tão drástico, mas fica a lição.
3. Use os recursos ao seu dispor
No início da série, Daenerys Targaryen não tinha um centavo. Seu marido acabou de morrer e ela vaga por desertos estrangeiros.
Porém, ela tem três raros dragões e um sobrenome poderoso. Com esses dois atributos, ela reúne um exército que pode ajudá-la a conquistar Westeros.
4. Dívidas são sempre um problema
Experts no mercado financeiro ouvidos por Chris Taylor apostam que o poder de Westeros não está no Trono de Ferro, nem na fortuna dos Lannister, mas no Banco de Ferro de Braavos.
"Os banqueiros não são nada sentimentais, só querem apoiar os vencedores. Quem tem muitas dívidas com o Banco de Ferro arrisca sua posição", afirma a professora adjunta da Universidade de Virgínia, Lisa Woolfork, que dá um curso sobre "Game of Thrones".
5. Propriedades são importantes
Um dos caminhos para a riqueza pode ser o acesso ao Banco de Ferro, mas o outro, definitivamente, é a propriedade imobiliária. Toda a influência da família Tyrell vem da posse de terras. Sem propriedades, em "Game of Thrones", você não representa muito perigo, afirmam os experts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.