Especialistas do mercado estão preocupados com a possível compra da Gol pela Azul, pois pode resultar na operação de apenas uma companhia em diversos aeroportos.
A fusão pode levar ao aumento do valor médio das passagens e à redução da quantidade de assentos ofertados.
A decisão da fusão precisará passar pela avaliação de órgãos do governo para evitar problemas de concorrência que podem afetar diretamente os consumidores.
Márcio Holland, da FGV, destaca que a concentração de mercado pode levar a um cenário onde rotas específicas são operadas exclusivamente pela nova companhia, aumentando os riscos para os consumidores.
Como a Azul tem um modelo de negócios diferente do da Gol, a tendência é que o valor das passagens aumente após a fusão.
A fusão representaria mais de 60% da demanda nacional na mão de apenas uma empresa, o que preocupa especialistas devido à falta de concorrência.
Histórico de Aumentos: Após a compra da Webjet pela Gol em 2011, houve um aumento no valor das passagens.
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A fusão pode beneficiar a Azul, ajudando a empresa a evitar reestruturação ou um eventual pedido de recuperação judicial.
O setor aéreo no Brasil sempre foi dominado por poucas empresas, e a concentração de mais de 90% dos voos comerciais entre duas empresas é preocupante.
A fusão será avaliada pelo Cade para evitar concentração excessiva e problemas concorrenciais, com foco nas participações de mercado e impacto nas rotas oferecidas.
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