Discos voadores? Relembre casos em que pilotos avistaram OVNIs no Brasil

Por Alexandre Saconi

Em 2022, pilotos relataram avistamentos de luzes não identificadas nos céus próximos a Porto Alegre, com descrições de luzes azuis intermitentes.

Harry Shelton/Unsplash

Embora muitos considerem essas luzes como óvnis, sua origem permanece desconhecida e pode incluir fenômenos atmosféricos.

ESA/Webb, NASA & CSA, A. Martel

Em 1982, durante o voo 169 da Vasp, o piloto e os passageiros avistaram uma luz brilhante não identificada, que mudava de cor e se aproximava da aeronave.

Flickr/Aero Icarus

Em 19 de maio de 1986, testemunhas em várias regiões do Brasil avistaram objetos luminosos voando pelo céu, em um evento conhecido como "noite oficial dos óvnis".

Reprodução

Controladores de tráfego aéreo detectaram esses objetos nos radares, e vários pilotos relataram avistamentos semelhantes, descrevendo luzes predominantemente vermelhas.

NASA

Devido ao risco representado pelos objetos, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou caças para interceptá-los.

Eduardo Militão/UOL

Alguns avistamentos recentes foram identificados como satélites da rede Starlink, mas os casos mais antigos ainda carecem de explicação definitiva.

Reprodução/Instagram@whinderssonnunes

Fenômenos naturais, ilusões de ótica e fragmentação de objetos na atmosfera podem contribuir para avistamentos inexplicáveis.

Egil Sjøholt/Pexels

Grupos de satélites lançados em formação podem ser confundidos com óvnis devido à sua aparência e movimentos no céu.

Christian Bruna/EPA

A fragmentação de objetos na alta atmosfera, como meteoros ou detritos espaciais, pode criar padrões de luzes estranhos no céu.

Reprodução/Grupo Plêiades do Sul

O acidente com o ônibus espacial Columbia em 2003 resultou na reentrada na atmosfera terrestre e na fragmentação do veículo, criando um espetáculo de luzes no céu.

Karl Ronstrom/Reuters

Para saber mais, acesse UOL Economia.

Netflix
Publicado em 01 de abril de 2024.