IR 2024: Como doar parte do imposto a pagar a uma entidade beneficente?

A doação solidária é uma alternativa para quem tem imposto a pagar no Imposto de Renda 2024, permitindo destinar parte desse valor a uma instituição beneficente.

iStock

A legislação brasileira autoriza a conversão de até 6% do "imposto devido" em doação durante a entrega da declaração, especialmente no modelo completo de tributação.

Marcello Casal JrAgência Brasil

Destinação dos Recursos: Os fundos federais, estaduais ou municipais são os beneficiários das doações, repassando os recursos para entidades de apoio a crianças, adolescentes e idosos.

iStock

Distinção entre "imposto devido" e "imposto a pagar" é essencial para entender como fazer a doação durante a declaração.

shapecharge/Getty Images

Processo de doação envolve preenchimento de fichas específicas no programa do IR e emissão de Darfs para cada tipo de contribuição.

Pixabay

Contribuintes podem deduzir doações feitas em 2023 até o limite de 6% do imposto devido, desde que optem pelo modelo completo de tributação.

Luis Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo

Informar à instituição beneficente sobre a doação é fundamental para garantir que os recursos cheguem ao destino final.

Priscila Zambotto/Getty Images

Procedimento inclui contatar a entidade escolhida, enviar o comprovante de pagamento do Darf e solicitar o recibo de doação.

Nordwoord Themes/Unsplash

Contribuições para incentivos à cultura, atividade audiovisual, desporto e outras áreas também podem ser abatidas do imposto a pagar.

Divulgação

Darfs referentes ao imposto devido e às doações devem ser emitidos até 31 de maio, data limite para entrega da declaração do IR.

iStock

Doações via Imposto de Renda representam uma oportunidade para contribuir com ações sociais sem custo adicional, promovendo impacto positivo na comunidade.

iStock

Para saber mais, acesse UOL Economia.

Luis Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo
Publicado em 25 de março de 2024.