Vale a pena retomar o Horário de Verão? Veja pontos contra e a favor

Por UOL

As recentes ondas de calor no Brasil reacenderam a discussão sobre a retomada do horário de verão, suscitando argumentos a favor e contra essa medida.

Felix Averbug/Futura Press/Estadão Conteúdo

A alta demanda por energia durante as ondas de calor, possivelmente associada às elevadas temperaturas, provocou instabilidade no abastecimento em partes de São Paulo, elevando a relevância do debate.

iStock

O principal argumento a favor do horário de verão era a economia de energia. A medida buscava otimizar o aproveitamento da luz natural, resultando em menor consumo de eletricidade.

iStock

Defensores destacam a oportunidade de realizar atividades ao ar livre no final da tarde, aproveitando espaços públicos e promovendo uma vida mais ativa.

iStock

O horário de verão também era associado ao estímulo ao comércio, impulsionando as vendas em bares e restaurantes, particularmente na primeira hora da noite.

Reinaldo Canato / UOL

A extensão da luz natural poderia beneficiar o turismo, impulsionando o setor hoteleiro e de entretenimento, gerando empregos e contribuindo para a economia regional.

Getty Images/iStockphoto

Argumenta-se que as mudanças nos hábitos de consumo de energia, especialmente o aumento do uso de ar-condicionado, tornaram o horário de verão menos eficaz para economia energética.

iStock

O Ministério de Minas e Energia destaca as boas condições de suprimento energético do país como razão para não adotar o horário de verão, especialmente quando os reservatórios das hidrelétricas estão em níveis adequados.

Tauan Alencar/Ministério de Minas e Energia

A desvantagem apontada refere-se à dificuldade de adaptação e aos potenciais impactos no relógio biológico das pessoas, conforme evidenciado por estudos que indicam desconforto para alguns participantes.

iStock

A disparidade nos horários das cidades brasileiras, especialmente considerando que algumas regiões, como Norte e Nordeste, não adotariam a mudança, era uma desvantagem apontada, gerando diferentes fusos horários no país.

Reprodução/Unsplash

O decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019, que eliminou o horário de verão, estabeleceu um precedente relevante na decisão de adotar ou não essa prática.

Youtube/Reprodução

O debate sobre a retomada do horário de verão pode envolver consultas à população, buscando compreender as preferências e necessidades dos cidadãos em relação a essa medida.

Rafael Catarcione/Riotur.Rio

Para mais informações, acesse UOL Economia.

Felix Averbug/Futura Press/Estadão Conteúdo
Publicado em 17 de novembro de 2023.