Quem foi a 1ª vítima de acidente de avião? Ele estava com um irmão Wright

Por Alexandre Saconi

Em 1908, o primeiro acidente fatal com um passageiro de avião aconteceu nos Estados Unidos.

Força Aérea dos EUA

Em 1907, voar em uma aeronave motorizada era algo recente, com Santos Dumont tendo voado pela primeira vez com o 14-Bis no ano anterior.

Domínio Público

Os irmãos Wright (Orville e Wilbur) haviam sido contratados para construir um avião para os militares.

Museu Nacional da Saúde e da Medicina dos EUA

No contrato era exigido que fossem feitos voos de demonstração para oficiais do exército. Em setembro daquele ano, os militares começaram a acompanhar os irmãos a bordo.

Força Aérea dos EUA

Em 17 de setembro de 1908, Orville preparava o avião para decolar. Dessa vez, como carona, ele levaria o tenente Thomas Selfridge como observador oficial.

Eric Long/Smithsonian National Air and Space Museum

Selfridge era experiente na aviação. Ele havia integrado a Associação Aeronáutica Experimental (AAE), fundada por Alexander Graham Bell.

Wikimedia

Com isso, ele era considerado o militar com maior experiência em aviões da época. Também foi o primeiro oficial a voar sozinho em um avião motorizado, o White Wing.

Museu Nacional da Saúde e da Medicina dos EUA

No fim daquela tarde de setembro, por volta das 17h, o avião dos irmãos Wright decolou de Fort Myer, nos EUA.

Getty Images

Minutos após a decolagem, uma falha na hélice do motor do avião desencadeou uma série de situações que terminariam com a queda.

Força Aérea dos EUA

O dispositivo era novo e mais longo do que os já utilizados. Durante o voo, a hélice quebrou, deixando a aeronave fora de controle.

Força Aérea dos EUA

O avião estava a cerca de 23 metros de altura naquele momento segundo o relatório da investigação da queda, e o avião caiu de forma íngreme.

Getty Images

O tenente Thomas Selfridge sofreu traumatismo craniano com o acidente. Ele foi internado e passou por uma cirurgia, mas acabou morrendo em um hospital horas depois.

Wikimedia

Já Orville Wright quebrou diversas costelas e a perna, e ficou sete semanas internado. Mesmo recuperado, sofreu de dores pelo resto da vida.

Museu Nacional da Saúde e da Medicina dos EUA
Publicado em 12 de março de 2024.