Em 1908, o primeiro acidente fatal com um passageiro de avião aconteceu nos Estados Unidos.
Em 1907, voar em uma aeronave motorizada era algo recente, com Santos Dumont tendo voado pela primeira vez com o 14-Bis no ano anterior.
Os irmãos Wright (Orville e Wilbur) haviam sido contratados para construir um avião para os militares.
Museu Nacional da Saúde e da Medicina dos EUA
No contrato era exigido que fossem feitos voos de demonstração para oficiais do exército. Em setembro daquele ano, os militares começaram a acompanhar os irmãos a bordo.
Em 17 de setembro de 1908, Orville preparava o avião para decolar. Dessa vez, como carona, ele levaria o tenente Thomas Selfridge como observador oficial.
Eric Long/Smithsonian National Air and Space Museum
Selfridge era experiente na aviação. Ele havia integrado a Associação Aeronáutica Experimental (AAE), fundada por Alexander Graham Bell.
Com isso, ele era considerado o militar com maior experiência em aviões da época. Também foi o primeiro oficial a voar sozinho em um avião motorizado, o White Wing.
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No fim daquela tarde de setembro, por volta das 17h, o avião dos irmãos Wright decolou de Fort Myer, nos EUA.
Minutos após a decolagem, uma falha na hélice do motor do avião desencadeou uma série de situações que terminariam com a queda.
O dispositivo era novo e mais longo do que os já utilizados. Durante o voo, a hélice quebrou, deixando a aeronave fora de controle.
O avião estava a cerca de 23 metros de altura naquele momento segundo o relatório da investigação da queda, e o avião caiu de forma íngreme.
O tenente Thomas Selfridge sofreu traumatismo craniano com o acidente. Ele foi internado e passou por uma cirurgia, mas acabou morrendo em um hospital horas depois.
Já Orville Wright quebrou diversas costelas e a perna, e ficou sete semanas internado. Mesmo recuperado, sofreu de dores pelo resto da vida.
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