IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quer vencer na carreira? Então esteja preparado para fracassar também

Daniela do Lago

24/08/2016 06h00

O cenário atual --de crise econômica e política, incertezas nacionais e mundiais-- exige que os profissionais desenvolvam a capacidade de administrar o fracasso de forma produtiva e tirar dele o aprendizado necessário.

Está mais do que na hora de os brasileiros se prepararem mais academicamente, lerem mais livros de negócios com teorias consolidadas, que ensinam a administrar a realidade incerta, e não focarem apenas nas histórias de sucesso de meia dúzia de profissionais.

Nem sempre conhecer a história de sucesso alheia é garantia de sucesso para você. Elas são importantes para nos inspirarem a continuar na caminhada dentro da empresa ou no negócio próprio, quando sentimos vontade de desistir. Nada mais.

As falhas existem na vida de qualquer profissional e isso não é motivo para desespero. Longe de ser um problema, elas ajudarão no caminho do êxito.

Aprender a lidar com as transições da vida --como desemprego, aposentadoria, decepção com heróis-- vai, a cada dia, tornar-se mais necessário.

Só erra quem faz

Muitos profissionais e empreendedores jogam a toalha após a primeira decisão errada, achando que o êxito de seu trabalho estará comprometido, fadado ao fracasso. Entretanto, trocar os pés pelas mãos, principalmente quando se está começando, faz parte do processo de crescimento na vida de qualquer profissional.

No Brasil, falhar ainda é algo visto com maus olhos, mas o fato de já ter tido experiências adversas é uma vantagem competitiva.

Quem já fracassou é muito mais experiente e resiliente que outro profissional que ainda não experimentou algo similar na vida.

É importante frisar que o fracasso deve ser entendido como uma fase a ser superada, que servirá de aprendizado para quem persistir e continuar trabalhando.

Fracassar X perder tudo

No mundo dos negócios, existe uma grande diferença entre fracassar e perder tudo. Se algo deu errado na sua carreira, não significa que você perdeu tudo. Essa experiência o deixará mais preparado para retomar seu rumo profissional. Perder tudo é colocar em risco sua reputação, relacionamentos, valores e princípios em detrimento de um trabalho.

Para quem fracassou e quer se reerguer, a dica é manter sempre a inteligência emocional e encarar o fato como algo totalmente natural no caminho da carreira.

É importante o profissional ter em mente que, para vencer, alguns fracassos farão parte de sua caminhada. Não existem formas mágicas de vencer sem ter enfrentado a dura realidade do fracasso.

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe!