Reforma tributária, inflação e dados econômicos; veja destaques do mercado
Esta é a versão online da newsletter Por Dentro da Bolsa enviada hoje (09). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
********
Bom dia, investidores,
Veja quais são os destaques desta terça-feira (9):
- Inflação, varejo e serviços: IBGE divulga dados econômicos
- Reforma tributária: previdência privada deixada de herança volta ao projeto
Inflação, varejo e serviços: IBGE divulga dados econômicos
- Esta semana está recheada de divulgações de dados econômicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- Amanhã (10), o instituto publica os dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) de junho, a inflação oficial do Brasil.
- Em maio, o IPCA foi de 0,46%; no mês anterior a taxa havia sido de 0,38%; a alta foi maior do que o esperado pelo mercado, que era de 0,42%.
- Até maio, o acumulado de 12 meses da inflação do Brasil ficou em 3,93%.
- Na quinta (11), será a vez dos dados do varejo relativos ao mês de maio; na sexta (12), o IBGE divulga o desempenho do setor de serviços brasileiro.
Reforma tributária: previdência privada deixada de herança volta ao projeto
- Os deputados que estão no grupo de trabalho da reforma tributária incluíram novamente no projeto a proposta de taxação pelos estados de recursos de previdência privada transmitidos por herança.
- A medida havia sido incluída na reforma tributária pelo governo Lula, mas foi retirada por decisão do próprio presidente por conta das críticas.
- A intenção do governo era uniformizar a cobrança desses impostos, uma vez que alguns estados fazem esse tipo de cobrança sobre planos de previdência privada do tipo PGBL e VGBL.
- Segundo Mauro Benevides (PDT-CE), relator do projeto da reforma tributária, o texto está pronto para ser votado no plenário da Câmara; no entanto, quem decide quando isso acontecerá é o presidente Arthur Lira (PP-AL).
Veja o fechamento de dólar e Bolsa na segunda-feira (8):
- Dólar: 0,26%, a R$ 5,4951
- B3 (Ibovespa): 0,23%, aos 126.551,30 pontos
Queremos ouvir você
Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.