Movimento Compre do Pequeno Negócio
Para fortalecer o papel do consumidor no sucesso das micro e pequenas empresas, o Sebrae promove, pela primeira vez, o Movimento Compre do Pequeno Negócio. A iniciativa é comemorada neste 5 de outubro, por ser o Dia das Micro e Pequenas Empresas.
Associações de diversos segmentos também aderiram ao Movimento. "É uma oportunidade de mostrar a relevância dessas empresas tanto para a sociedade como para os próprios empresários. Enquanto as grandes empresas estão demitindo, os pequenos negócios estão contratando", afirma Paulo Solmucci Júnior, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que reúne mais de 100 mil associados entre bares, restaurantes, cafeterias, sorveterias e lanchonetes.
"Nosso desejo é que a sociedade abrace a causa do Movimento Compre do Pequeno Negócio porque é uma alternativa para a superação da crise e o fortalecimento da economia"
No primeiro semestre, os pequenos geraram 116.500 novas vagas enquanto que as médias e grandes empresas promoveram 476 mil demissões, de acordo com o Sebrae. "Nosso desejo é que a sociedade abrace a causa do Movimento Compre do Pequeno Negócio porque é uma alternativa para a superação da crise e o fortalecimento da economia" analisa Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
As micro e pequenas empresas contribuem com 27% do PIB, mas essa fatia poderia ser bem maior. “A média europeia é de 50%”, afirma Paulo Feldmann, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o especialista, um dos entraves é a burocracia: no Brasil, o empresário leva, em média, 110 dias para abrir uma empresa; o prazo nos Estados Unidos é de apenas cinco dias. Segundo ele, o governo poderia incentivar mais políticas públicas de apoio ao empreendedor.