Ela servia café e agora fatura R$ 30 mi com agência que busca bons estágios
Larissa Coldibeli
Colaboração para o UOL, em São Paulo
31/05/2017 04h00
Formada em Relações Internacionais e em Direito, a capixaba Poliana Ferraz, 32, viveu a frustração de frequentar inúmeros estágios nos quais não aprendia nada sobre o mercado das áreas que escolheu.
Em 2009, ela transformou essas más experiências em negócio e criou a Super Estágios, agência que que conecta empresas a possíveis estagiários, para inseri-los no mercado de trabalho. A ideia é conseguir estágio de qualidade, relacionado à área de formação do estudante, e não para atividades sem relação com o estudo, como servir cafezinho ou tirar xerox.
Ferraz investiu R$ 1.500 em 2009. Hoje, ela fatura R$ 30 milhões por ano e já agenciou mais de meio milhão de estudantes para vagas de estágio. Não revela o lucro. Em 2015, transformou o negócio em franquia: são três unidades próprias (Rio de Janeiro, Brasília e Campo Grande) e quatro franquias (Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza). A meta é inaugurar mais 20 até o fim do ano.
Nos estágios que fiz, tirava xerox, atendia telefone, fazia cafezinho e agendava reuniões. Fazia de tudo, menos atuar nas áreas que estudei. Via meus colegas de faculdade tendo a mesma dificuldade, chegando despreparados ao mercado de trabalho, e vislumbrei a oportunidade de negócio.”
A dificuldade das empresas em se adaptar à nova lei do estágio, de 2008, foi mais uma motivação. A Super Estágios faz a aproximação com as universidades, cuida do processo seletivo para vagas e administra os contratos, cuidando da parte burocrática junto à instituição de ensino e avisando a empresa contratante quando o contrato do estudante está perto do fim, por exemplo.
Faz pesquisas para avaliar desenvolvimento do estagiário
Para que os agenciados não sofram o mesmo que Ferraz sofreu, a empresa realiza pesquisas periódicas com o empregador e o estagiário para acompanhar o desenvolvimento do jovem profissional, segundo a empresária.
“O estágio é o primeiro passo do sucesso profissional. Acompanhamos de perto para ajudar as empresas a se conscientizar disso”, declara.
As empresas pagam uma taxa média mensal de R$ 60 por estagiário. O preço pode variar de acordo com a região e com o número de estagiários contratados. Os franqueados ficam responsáveis pela aproximação com empresas da sua região.
Confira abaixo os dados da franquia, fornecidos pela empresa:
- Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro)
- Faturamento médio mensal: R$ 108 mil
- Lucro médio mensal: 45 mil
- Retorno do investimento: estimado em 7 meses