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Gerencie melhor o estoque de seu negócio para ter menos perda de mercadoria

Imagem: iStock

Alberto Ajzental

02/11/2017 04h00

Em gestão existe um conceito que chama curva ABC, ou curva de Pareto, que em geral é aplicado na gestão de estoques. Esse conceito explicita que nem todos os itens comercializados por uma empresa respondem de forma homogênea, por algum critério ou característica.

Podemos, por exemplo, relacionar o valor acumulado dos diversos itens comercializados, de forma decrescente.

Comece relacionando todos os itens que comercializa. Some em reais quanto cada um desses itens vendeu num determinado mês. Comece a somar esses valores de forma acumulada até atingir uns 70% do valor total vendido no mês. Faça o mesmo para os próximos 20% e repita para os últimos 10%.

Você obterá uma tabela como a apresentada abaixo:

Nessa tabela a empresa comercializa 20 itens diferentes. Pode-se ver o valor de vendas mensal de cada um dos itens.

Repare que os primeiros quatro itens (ou 20% do total de itens) respondem por quase 70% do valor total de vendas: os chamados itens A. Os próximos seis itens (ou 30% do total de itens) respondem por quase 20% das vendas: chamados itens B. E por fim, dez itens (ou 50% do total de itens) respondem por apenas 10% de todo o faturamento: chamados itens C.

Essa curva serve para que as atenções, esforços de gestão e de estoque sejam distribuídos em função da importância relativa entre os diversos itens comercializados, ou seja, os itens não são importantes de forma homogênea.

Outro dia estava conversando com Antonio. Ele tem uma hamburgueria que vende em um mês 6.000 sanduíches, uma média de 200 por dia. Um dia percebi que ele oferece oito opções de sanduíche, mas há um ano, quando ele abriu seu negócio, oferecia 30 opções de sanduíche.

Perguntei a ele porque havia realizado tamanha redução. Ele me respondeu que ao longo desse tempo constatou que apenas cinco sanduíches respondiam por 80% das vendas, outros três por 15% das vendas, e que os demais 22 sanduíches quase não saíam, respondendo por apenas 5% das vendas. Assim, ele decidiu concentrar seus esforços nos oito sanduíches que respondiam por 95% do seu faturamento.

Hoje Antonio compra menos insumos, tem menos perda de mercadoria, seu cliente não se perde em tantas opções, e ele diminuiu a necessidade de capital de giro dado que conta hoje com menor estoque.

* Alberto Ajzental é engenheiro civil pela Poli-USP e mestre e doutor pela Eaesp-FGV. Foi e é professor de estratégia de negócios, marketing e de economia nas escolas ESPM-SP e Eesp-FGV. Autor dos livros “A Construção de Plano de Negócios” (Ed. Saraiva), “História do Pensamento em Marketing” (Ed. Saraiva) e “Complexidade Aplicada à Economia” (Ed. FGV).

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