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11 ferramentas de tecnologia para turbinar seu negócio: há opções de graça

Vanessa Sulina

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/05/2024 04h00

A tecnologia é uma aliada das empresas que pretendem impulsionar seus negócios. Para as pequenas empresas, as ferramentas otimizam os recursos escassos e permitem focar em áreas críticas de crescimento, como contabilidade simplificada e construção de relacionamentos com clientes. Também ajudam a reduzir custos e a tomar decisões baseadas em dados mais precisos.

Quanto mais a empresa cresce, mais ela precisa de ferramentas para controlar o seu processo de gestão, diz o consultor do Sebrae-SP, Davi Jerônimo. "Já para as empresas maiores, os sistemas integrados de gestão coordenam várias funções, como cadeia de suprimentos e análise de dados, promovendo eficiência e colaboração entre os departamentos", diz Josef Rubin, cofundador da Conquer Business School e CMO da Wiser Educação.

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As ferramentas de inteligência artificial generativas também são fortes aliadas, desde que utilizadas de forma correta, explica Josef Rubin. "Além de serem valiosas na análise de dados, identificando padrões, tendências e fornecendo insights, que auxiliam na tomada de decisões estratégicas e no planejamento de negócios. Utilizando da maneira correta, conseguimos unir o melhor dos mundos: a eficiência da IA com a capacidade humana de planejamento, solução de problemas e criatividade."

Veja 10 ferramentas que podem ajudar a turbinar seu negócio em diversas áreas, desde gestão até marketing e vendas.

Gestão

Actana: sistema de ERP (planejamento de recursos empresariais) para controle das vendas, compras, estoques, financeiro, emissão de notas fiscais e cadastros necessários. A plataforma é voltada para micro, pequenas e médias empresas e pode ser adaptada conforme a necessidade de cada negócio. O plano básico custa R$49,90 e oferece catálogo de produtos e emissão de até cinco notas fiscais por mês.

Asana: ferramenta para gerenciamento de projetos, tarefas e equipe, para a organização do trabalho. A plataforma disponibiliza múltiplas visualizações para listas, quadros (método Kanban), calendário e timeline. Há integração com outras ferramentas e serviços, como Google Drive, Microsoft Teams, Dropbox, e outros, para manter todos os fluxos de trabalho em uma única plataforma. Está disponível um plano versão gratuita que inclui até 10 pessoas do time.

Finanças

Conta Azul: plataforma de gestão de negócios voltada para pequenas e médias empresas. Com solução de software como serviço (SaaS), a ferramenta busca automatizar processos de gestão financeira, fiscal e contábil. Entre as facilidades estão a integração entre empresa e escritório de contabilidade, o que ajuda no compartilhamento automático de informações contábeis e fiscais, reduzindo erros de processos manuais e otimizando tempo. A contratação custa a partir de R$119,90 por mês.

Inteligência Empresarial (BI)

Power BI (Microsoft): é uma das ferramentas mais conhecidas. É usada para visualização, integração e análise de dados. Pode ser uma opção para diferentes tamanhos de empresas. É possível criar relatórios interativos que ajudam a trazer insights sobre o negócio, como análise dos clientes, tendências de vendas e desempenho de marketing, por exemplo. A plataforma oferece uma versão gratuita, o Power BI Desktop, que pode ser suficiente para pequenos negócios.

Qlik: permite ao usuário integrar e visualizar as informações em painéis interativos. A plataforma suporta uma ampla gama de gráficos, tabelas e mapas, que podem ser personalizados e combinados para análises detalhadas. É uma ferramenta que pode ser utilizada para empresas de todos os tamanhos e setores. O plano mais simples mensal, para equipes de no mínimo 10 usuários, custa US$ 20 por usuário (R$ 105).

Gestão de pessoas

Factorial: é uma ferramenta digital de recursos humanos para pequenas e médias empresas. A plataforma oferece serviços como controle da jornada de trabalho - incluindo sistema de ponto e de presença - gestão de talentos, folha de pagamento, controle de despesas corporativas e outros. É possível experimentar a Factorial de forma gratuita antes de decidir por um plano pago.

Vendas | CRM | Estoque

Pagvendas: da empresa PagBank, a ferramenta é uma solução completa e integrada para gestão de vendas e negócios. Gratuita, ela oferece uma série de funcionalidades que facilitam o dia a dia das empresas. Entre elas: gestão de vendas, controle de estoque, contas a pagar e receber, relatórios e emissão de notas fiscais. Um dos destaques é a integração com as maquininhas de cartão do PagBank, sincronizando as vendas realizadas e facilitando o controle financeiro. Por centralizar diversas funções de gestão em uma única plataforma, a solução colabora na eficiência operacional. Está disponível para download na Play Store (Android) e App Store (iOS).

Omie: sistema de gestão empresarial online com foco em pequenas e médias empresas. A plataforma é baseada na nuvem e tem soluções para gestão financeira, vendas e marketplace, CRM, compras, estoque e produção, entre outros. A ferramenta permite integração ao software contábil, o que permite o acesso aos dados necessários para evitar erros ou inconsistências. Ao centralizar diferentes áreas em uma única plataforma, facilita o acesso a informações integradas e atualizadas em tempo real. A plataforma disponibiliza teste gratuito por sete dias.

Lexos: solução de automação comercial omnichannel voltada ao varejo. A ferramenta proporciona integração entre lojas físicas, virtuais (e-commerce), marketplaces e vendas por redes sociais, que permite experiência de compra unificada aos clientes. Conta com sistema ERP e funcionalidades como controle de estoque, sistema de ponto de venda e gestão de relacionamento com clientes (CRM). Também incui gestão financeira com fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, conciliação bancária e integração com meios de pagamento.

Atendimento ao cliente

Freshdesk: solução de solução de software como serviço (SaaS) de suporte ao cliente por meio de vários canais de comunicação, como e-mail, chat ao vivo, telefone e redes sociais. A ferramenta permite que a empresa gerencie interações com clientes a partir de uma única interface e oferece recursos de automação que ajudam a categorizar, priorizar e encaminhar tickets, reduzindo o tempo de resposta. É possível experimentar a ferramenta gratuitamente antes de tomar a decisão de contratar.

Marketing

Dinamize: oferece soluções para ajudar as empresas a otimizarem suas estratégias de marketing digital e a melhorar o relacionamento com clientes. Entre as principais funcionalidades está a criação de campanhas de e-mail marketing, segmentação de público-alvo, criação de landing pages, integração com redes sociais, análises e relatórios. Também disponibiliza a gestão de leads, com organização eficiente do funil de vendas e melhor alinhamento entre marketing e vendas. Dispõe de relatórios sobre o desempenho das campanhas, incluindo taxas de abertura, cliques e conversões. O pacote inicial custa R$ 335.

Fontes consultadas: Dariane Fraga, professora da FIA Business School, Josef Rubin, cofundador da Conquer Business School e CMO da Wiser Educação e Davi Jerônimo, consultor de negócios do Sebrae-SP.

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