Feira tem mais de cem opções de franquia; veja dicas antes de comprar uma
Claudia Varella
Colaboração para o UOL, em São Paulo
06/11/2024 05h30
Você sonha em ser dono de uma franquia? Na Expo Franchising ABF Rio, feira do setor, haverá mais de cem opções de marcas. Mas, calma: antes de fechar negócio, veja dicas de especialistas, como pesquisar bem o segmento e levar uma listinha com as marcas que mais te interessam e com as quais você tenha afinidade. Eles também dizem que a feira não é o local para fechar negócio.
Uma feira do setor é um momento propício para você oxigenar ideias. Use esse momento para aumentar suas perspectivas. Na feira, pesquise as oportunidades, mas deixe para fechar o negócio depois, para tomar a decisão com mais calma e com a ideia mais amadurecida. Na feira, há uma diversidade muito grande de marcas, então, aproveite para conhecê-las.
Samuel Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP
O UOL traz também informações de 5 franquias estreantes na feira. A Expo Franchising ABF Rio será realizada de 7 a 9 de novembro, no Riocentro, no Rio. A estimativa da ABF Rio é gerar mais de R$ 100 milhões em negócios.
10 dicas para explorar a feira e escolher uma franquia
1) Entenda como funciona uma franquia no Brasil. Vale pesquisar sobre microfranquia, a origem do sistema de franchising, como está o mercado, os conceitos envolvidos, etc. Isso vai te ajudar a não ficar perdido quando chegar ao evento.
2) Pesquise as marcas participantes. Verifique quais franquias estarão na feira e faça uma pesquisa básica sobre elas. Conheça o histórico da marca, os produtos ou serviços oferecidos, e a reputação no mercado. Visite os sites e as redes sociais das marcas.
"Fora da feira, procure unidades da franquia já em funcionamento e converse com o franqueado da marca. É ele que está na linha de frente do negócio, diferente do vendedor da franquia, que está ali na feira para encantar o cliente e vender uma operação", diz Samuel Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP.
3) Identifique os negócios com os quais você tenha afinidade. "Mesmo em uma franquia, cujo modelo de negócio já é testado, você vai ter todos os problemas do dia a dia de uma gestão. Por isso, se você tem afinidade, fica mais motivado a tocar o negócio", afirma Souza.
É importante que você se sinta alinhado com os valores e a missão da franquia escolhida. Verifique dados, mas também veja se o modelo de negócio combina com seu perfil pessoal e profissional.
Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio
4) Faça uma lista prévia de interesses. Antes de ir à feira, pense em setores que despertam seu interesse, como alimentação, beleza e educação, entre outros. Fazer uma lista com áreas de preferência ajuda a manter o foco e aproveitar melhor o tempo.
5) Converse com franqueadores e tire dúvidas detalhadas. Para Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio, a Expo Franchising ABF Rio é o momento ideal para fazer perguntas diretamente aos franqueadores. "Por isso, aproveite para tirar as dúvidas, inclusive aquelas que ficaram quando você fez a pesquisa prévia sobre a marca. Pergunte sobre investimento, lucro, faturamento, retorno, o dia a dia da operação, enfim, pergunte tudo", diz ele.
6) Avalie tudo o que a marca oferece e as exigências. Verifique qual o tipo de suporte e se há treinamentos para você e sua equipe. "Uma franquia que investe no treinamento dos franqueados tem mais chances de sucesso. Entenda a demanda de tempo e o nível de envolvimento esperado de você. Algumas franquias exigem dedicação integral, enquanto outras são mais flexíveis e podem ser geridas como uma renda passiva", diz Nascimento.
7) Estude a documentação com calma. Caso alguma franquia chame sua atenção, peça uma cópia da COF (Circular de Oferta de Franquia) e leia atentamente todos os detalhes, cláusulas e condições de contrato. "Na feira não se fecha nenhum contrato. O evento será o primeiro contato de muitos até fechar o negócio. Esse documento traz transparência ao relacionamento entre franqueador e franqueado", declara Nascimento.
8) Defina seu orçamento e saiba sobre linhas de crédito. Ter uma ideia clara do quanto você está disposto a investir e se há linhas de crédito disponíveis ajudará a filtrar oportunidades realistas. Algumas franquias podem ter planos de financiamento ou exigir capital próprio inicial. Então, esteja preparado.
"Tenha em mente quanto de capital você está disposto a investir na franquia. Mas lembre-se que você precisará de capital de giro para tocar o negócio. Por isso, não invista todo o seu dinheiro", diz Souza.
9) Faça network. Nascimento diz que a feira do setor é um encontro de relacionamento. Segundo o presidente da ABF Rio, alguns franqueados costumam comparecer a eventos para compartilhar experiências. "Aproveite para conversar e trocar contatos com empreendedores, franqueados, especialistas e outras pessoas que estejam no evento. Com os franqueados, é a melhor hora para conversar com eles para entender melhor o dia a dia da operação e os desafios enfrentados", afirma.
10) Participe das palestras. Durante os três dias de feira, haverá mentorias, palestras e debates envolvendo inovação e empreendedorismo. Aproveite todo o conteúdo. "O segmento de franchising não é complexo, mas ele precisa de muita capacitação e informação para que a pessoa possa ter instrução e fazer a escolha certa da marca", afirma Júlio Monteiro, vice-presidente da ABF Rio.
A ABF tem parceria com o Sebrae para cursos gratuitos. Vale aproveitar essa ferramenta para aprender melhor sobre esse segmento e montar seu plano de negócio.
Confira 5 marcas de franquias estreantes na feira:
1) Credfácil
É uma rede de franquias que atua desde 2004 no ramo de serviços financeiros e seguros. Foi criada em 2004, em Umuarama (PR). Os franqueados atuam como correspondentes bancários de instituições conveniadas. A rede tem 850 unidades em funcionamento.
Tem quatro modelos de negócio: home based, loja premium, container e black. O investimento inicial vai de R$ 26.990 a R$ 170 mil. O faturamento médio mensal varia de R$ 130 mil a R$ 1 milhão.
2) Balcão Urbano
É uma rede de microfranquias de vending machines que alia tecnologia avançada a pontos de venda autônomos. A empresa foi criada em 2022, em São Paulo. A rede tem 141 unidades em operação.
O modelo de franquia é composto por um combo. São quatro máquinas, sendo três refrigeradas e uma de café. O franqueado pode escolher quais produtos colocar nas máquinas: de marcas próprias da rede (Bites & Bebes, de snacks e bebidas, a Farma Express, de itens de higiene pessoal e primeiros socorros, e TendTudo, que traz itens variados) ou de marcas parceiras (como Giuliana Flores, Ambev e Nutty Bavarian, entre outras).
O investimento inicial é a partir de R$ 75 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 20 mil.
3) ASA Açaí
É uma rede de franquias de venda de açaí. Foi criada no Rio, em 2016, e pertence ao Grupo Trigo. Tem hoje quatro unidades em operação, todas na zona sul do Rio.
Os modelos de negócio são quiosque, store in store e padrão. O investimento inicial é a partir de R$ 165 mil, e o faturamento médio mensal vai de R$ 100 mil a R$ 120 mil.
4) Espaço Facial
É uma rede estética fundada no Rio, em 2019. Oferece procedimentos como aplicação de fios de sustentação, fios de PDO, toxina botulínica e preenchimento facial com ácido hialurônico, entre outros. São 34 unidades em operação.
O modelo de negócio é loja. O investimento inicial é de R$ 265 mil, e o lucro médio mensal, de 20% a 30%.
5) Anjos Colchões & Sofás
A empresa foi fundada em 1990, em Capitão Leônidas Marques (PR). Em 2007, foi criada a Anjos Franchising, projeto que deu início à rede de franquias Anjos Colchões & Sofás. Hoje, são 229 unidades em funcionamento.
O modelo de negócio é loja física. O investimento inicial é de R$ 450 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 150 mil.
Quer dicas de carreira e empreendedorismo? Conheça e siga o novo canal do UOL "Carreira e Empreendedorismo" no WhatsApp.