Empresárias turbinam negócios com TikTok e levam concurso do Sebrae
Márcia Rodrigues
Colaboração para o UOL, de São Paulo
15/07/2024 04h00
A empresária Rosemeire Limeira da Silva, 41, entrou no TikTok por curiosidade. Porém, uma dancinha despretensiosa que fez na oficina dela e do marido, Junes Klebson, 46, viralizou e transformou o seu negócio, até então estava concentrado na Paraíba (PB).
Depois do vídeo, a Vinicius Moto Peças começou a receber clientes do Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE) e outros estados. A especialidade deles é reconstruir motos
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Os vídeos que postamos dão confiança aos clientes. Eu mostro todo o processo de reforma da moto, desde a hora que chega até a conclusão. Hoje, o TikTok responde atualmente por 50% dos serviços que chegam à oficina.
Rosemeire Limeira da Silva, dona da Vinícius Moto Peças
TikTok premia empreendedores
Rosemeire é uma das premiadas pelo TikTok Empreende. O concurso foi criado pela plataforma e pelo Sebrae para contemplar empresários que estão expandindo o seu negócio com a divulgação pelo aplicativo.
Vencedores do concurso ganharam cartões virtuais carregados com o valor unitário de R$ 5 mil e cursos do Sebrae Nacional e do Sebrae-SP. Na pauta, cursos sobre comportamento empreendedor, finanças e inovação. O TikTok também dará aulas para estimular a criatividade; desenvolver sua marca; encontrar sua comunidade; e explorar ao máximo todos os recursos disponíveis na plataforma para impulsionar seus negócios.
Maioria é mulher. Dos 300 empreendedores contemplados, 72% são mulheres; 57% têm mais de 35 anos; 39% estão na faixa etária dos 35 aos 44 anos; e 17% têm mais de 45 anos. Entre os vencedores:
- 40% são MEIs e faturam até R$ 80 mil por ano;
- 28% possuem menos de 1 mil seguidores na plataforma;
- 23% dizem, espontaneamente, que o TikTok ajudou diretamente a vender para outras cidades;
- Dentre as regiões, sudeste (57%), nordeste (18%) e sul (12%) se destacam respectivamente.
Ao todo, 7.491 empreendedores se inscreveram. Os participantes tinham de postar um vídeo público de até 10 minutos no TikTok contando uma história inspiradora com resultados tangíveis para o próprio negócio alcançados por meio da plataforma.
Saquinhos de pano viram vídeos no TikTok
Outra empresária premiada no concurso e vem turbinando o seu negócio com a produção de conteúdo no TikTok é Camila Domingos, 39. Ela e o marido são donos da LC Saquinhos , em Maceio (AL) e iniciaram no TikTok durante a pandemia.
Nós começamos fazendo de uma a três vendas pelo TikTok. Hoje, este número subiu para 20 a 25.
Camila Domingos, dona da LC Saquinhos
O casal, que começou a vender apenas para o seu estado de origem, hoje comercializa 30 mil unidades para o Brasil todo e fatura entre R$ 50 mil e R$ 57 mil por mês. No TikTok, Camila posta conteúdo sobre a sua produção e a forma de usar cada tipo de saquinho.
A produção da empresa conta com o casal e mais 14 pessoas. "Nós gostamos de falar que temos nossa empresa e conseguimos compartilhar a vida em família, ver nosso filho crescer. Temos clientes que estão com a gente desde o começo e se tornaram nossos amigos", conta Camila.