Álcool e cigarro no trabalho em propagandas antigas

Montagem
Com as atuais restrições nas propagandas de bebidas alcoólicas e cigarros, é difícil pensar que houve um tempo em que as marcas incentivavam o consumo no trabalho. Elas chegavam a ressaltar supostas propriedades benéficas dos produtos, dizendo que eram energéticos ou calmantes. Clique nas fotos acima e confira exemplos de propagandas antigas Mais
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Nos anos 1960, a Brahma lançou campanha incentivando o consumo de cerveja durante o trabalho. A Malzbier é um tipo de cerveja adocicada e com teor alcoólico mais baixo. Na época, a empresa defendia que a bebida dava energia Mais
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"Com Malzbier, ganha nova disposição para enfrentar a vida! Seja num simples almôço à base de sanduíches, em seu local de trabalho (sic)", era assim que a Brahma fazia propaganda de sua cerveja e se referia a ela como "reforço alimentar". Na época, beber durante o serviço não parecia um hábito estranho Mais
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Se beber durante o trabalho atualmente não soa como uma boa ideia, pior ainda se for um bombeiro. Mas isso não parecia ser um problema para o beberrão da propaganda da Brahma Mais
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Pouco tempo depois da construção de Brasília, a Brahma dizia que seu chope era a escolha dos novos moradores da cidade Mais
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Beber durante o trabalho não foi uma tendência apenas nas propagandas brasileiras. Em 1934, a cervejaria irlandesa Guiness já relacionava o sabor forte da bebida com supostas capacidades energéticas. O slogan era "Guiness para força" Mais
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Até o Papai Noel parecia gostar de beber cerveja durante o trabalho nas propagandas da Guinness. A cervejaria da Irlanda defendia que sua bebida dava força com o slogan "Guinness para força" Mais
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Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico iniciou a campanha "Dig for Victory", ou "cave pela vitória", para incentivar a produção de alimentos no país e evitar a fome caso a ilha sofresse um bloqueio militar. A cervejaria Guinness também entrou na campanha, em 1945, com seu slogan "Guinness para força" Mais
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Por décadas as propagandas da cervejaria irlandesa Guinness relacionavam a bebida ao trabalho, como na imagem de 1949. Elas eram ilustradas pelo artista John Gilroy e até hoje seus cartazes para a empresa são vendidos como artigos de decoração Mais
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Em 1960, o trabalhador carregando uma viga foi retratado mais uma vez na propaganda da cervejaria irlandesa Guinness. Desta vez, para celebrar o número de cervejas vendidas com o slogan "5 milhões de Guinness para força diariamente" Mais
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A cervejaria Guinness defendia nas propagandas que sua bebida tinha propriedades energéticas. Na imagem com a tartaruga, o slogan era "tome Guinness quando estiver cansado" Mais
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Além de relacionar álcool e trabalho, algumas propagandas antigas abusavam ainda mais do politicamente incorreto. Na campanha de 1973 da vodca americana Cossack, o slogan era "faça a limpeza na festa do escritório". Como se não fosse explícita o bastante, ainda colocava a citação "nunca tinha reparado que o bom Sr. Smith tinha olhos verdes tão bonitos" Mais
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A propaganda do uísque americano Imperial não incentivava beber no trabalho, é verdade. Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, a destilaria defendia que as pessoas ficassem bebendo em casa nos finais de semana, deixando os trens livres para os soldados. Por que o homem da imagem considera uma boa ideia manipular uma arma de fogo sob influência de álcool, porém, é um mistério Mais
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"Mais médicos fumam Camel do que outros cigarros", era o slogan da campanha da marca americana em 1946. "Quando há um trabalho, ele [médico] faz. Algumas piscadas de sono... umas tragadas no cigarro... e ele está de volta ao trabalho novamente", dizia o texto Mais
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Na propaganda da Camel de 1938, a marca americana defendia que o cigarro é calmante e bom para momentos de estresse, com o slogan "momentos de alta tensão são difíceis para os nervos. Relaxe, acenda um Camel". Importante: acender cigarros em um laboratório, como retratado na imagem, não é uma boa ideia Mais
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"Momento de Camel é momento de prazer" era o slogan da marca de cigarros em 1964. Hoje, no Brasil e em muitos países, o homem da imagem não poderia acender o cigarro na sala de reuniões Mais
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Marcas de cigarro também tentavam vincular sua imagem à de algumas profissões. Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, a campanha de cigarros da Chesterfield era protagonizada por um piloto de avião Mais
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Outra profissão utilizada por marcas de cigarro para atrair consumidores era a de capitão, como na campanha da Camel de 1965. O texto diz "Homens do mar. Mestres de muitas habilidades. Homens ocupados. Homens com um trabalho a fazer" Mais
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Esportistas fumam? Alguns sim, mas os que o fazem não costumam mais alardear o hábito. Isso não acontecia em 1947, quando astros americanos de vários esportes estrelaram essa campanha dos cigarros Chesterfield Mais
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A tentativa de vincular a imagem de fumantes a profissionais chegou aos anos 1980. Na campanha da marca americana Vantage, o slogan era "o sabor do sucesso" Mais
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Nos anos 1980, a marca americana de cigarros Vantage usava o slogan "o sabor do sucesso" e colocava em suas campanhas imagens de profissionais bem-sucedidos Mais