Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Veja dez dicas para montar um currículo na internet e como se candidatar às vagas na rede

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Da Redação*

Em São Paulo

27/10/2010 13h30

Segundo a consultoria Robert Half, uma em cada cinco empresas brasileiras já não recebe mais documento em papel de candidatos às suas vagas. Isso porque as companhias passaram a utilizar a internet e as redes sociais como principal meio para encontrar novos colaboradores.

Nesse sentido, a procura de oportunidades na rede aumentou 43% nos últimos dois anos, de acordo com o Ibope, chegando a 13,4 milhões de usuários com o mesmo objetivo.

A mudança de hábitos de recrutamento das organizações na última década se deve à maior agilidade e à possibilidade de acesso a mais informações sobre os candidatos.

“Ninguém mais quer uma pilha de currículos em cima da mesa para analisar um a um, é mais fácil e assertivo realizar uma busca por meio de filtros para encontrar os candidatos que possuem os pré-requisitos necessários”, diz Renato Grinberg, diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com no Brasil.

Grinberg aconselha o candidato a pensar como o próprio selecionador: ao preencher currículos online, é preciso ter em mente que a busca será feita por meio de palavras-chave. Portanto, é preciso perguntar-se por quais palavras e informações um recrutador iniciaria essa busca.

“Se o seu objetivo é buscar uma vaga para analista de crédito, por exemplo, seja direto. Não escreva “contabilidade”, que é a área em geral, essa informação é muito vaga e você pode não atingir seu objetivo”, exemplifica o diretor.

Outra dica do importante é colocar o máximo de dados relevantes possível. “O currículo online deve conter mais informações do que faria no impresso para que a pessoa possa ser encontrada mais facilmente e tenha mais possibilidades de ‘vencer’ os filtros”.

Grinberg ainda alerta: “Se possui mais de um objetivo profissional, não faça um currículo genérico, elabore duas ou mais opções com o objetivo claro em cada um e com as informações selecionadas”.

Confira as dez dicas do diretor geral da Trabalhando.com:

Dez dicas de como montar um bom currículo online

  1. Complete todos os campos: Deixar algum em branco pode impossibilitá-lo de aparecer em algumas pesquisas de currículos;
  2. Seja direto: Procure não colocar a área em que atua como objetivo profissional, mas sim o cargo ao qual deseja concorrer;
  3. Experiências recentes primeiro: Essa informação deve vir sempre em ordem decrescente e completa, com cargo, funções e período de atuação;
  4. Destaque cursos relevantes: Realizou um curso de especialização de pouca duração? Não tem importância, isso mostra que está em busca de conhecimento e aprimora o seu currículo;
  5. Língua estrangeira: Se não fala outra língua, não minta! Porém, é válido colocar se possui conhecimento básico, apenas se ele realmente existir;
  6. Cuidado com erros de português: Isso pode desclassificar um candidato. Revise cuidadosamente e, se possível, peça para que outra pessoa colabore com você nessa tarefa;
  7. Destaque seus diferenciais: É importante saber “vender o seu peixe”. Escreva experiências pessoais relevantes ou premiações;
  8. Carta de apresentação: Elabore uma opção para cada objetivo profissional, destacando-o de maneira clara e criativa;
  9. Mantenha seu currículo atualizado: Lembre-se de atualizá-lo sempre com mudança de informações pessoais, profissionais e novos conhecimentos na área;
  10. Buscar um emprego já é um emprego: Procurar emprego pelo computador não é sinônimo de comodismo. Dedique-se a esta atividade, estipulando horários para busca de vagas e envio de currículos.

*Fonte: Trabalhando.com