Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Investir no desenvolvimento profissional pode garantir boas oportunidades de trabalho

Da Redação

04/05/2011 12h40

De olho no crescimento econômico, muitas empresas iniciaram novas contratações e estão em busca de novos talentos. Nesse contexto, investir na profissão, a fim de dar um upgrade no perfil profissional, pode garantir ótimas oportunidades.

"Quando se fala em desenvolvimento profissional, o primeiro passo é identificar aonde se quer chegar. Muitas pessoas, às vezes, se confundem com os caminhos para alcançar o sucesso e perdem o foco, que deve nortear toda a atitude profissional", afirma Eliane Figueiredo, diretora-presidente da Projeto RH.

Segundo a especialista, após a identificação do objetivo, é necessário pontuar quais os caminhos possíveis para se chegar lá. Nessa etapa, vale avaliar cursos de graduação, especialização ou MBA que auxiliem no crescimento, com vistas à área em que o profissional pretende atuar.

Cursos de idiomas e experiências no exterior também podem ser contemplados nesse planejamento, bem como formas de relacionamento com profissionais de outras áreas ou empresas e networking, com o objetivo de ampliar a bagagem do colaborador e seu conhecimento sobre o mercado.

Coaching

Durante o planejamento da carreira, o profissional poderá encontrar dificuldades para construir sua trajetória. É aí que entra em cena a figura do coach - profissional que irá auxiliá-lo a chegar ao seu objetivo.

O processo de coaching foca no desenvolvimento de competências a partir de ações e mudanças simples: torna o profissional mais organizado, a delegar tarefas, a interagir e a se relacionar melhor com toda a equipe de acordo com as suas dificuldades.

Neste tipo de processo, os profissionais são estimulados para o autoconhecimento, identificando os pontos fortes e aspectos  a melhorar. São considerados ainda os valores e o perfil da empresa para o desenvolvimento de um plano profissional e de um caminho a ser trilhado, com maior sinergia entre os vários aspectos envolvidos.

Marketing pessoal

Para a consultora de recursos humanos da Luandre, Carla Patrícia Gouvêa, o profissional também deve se preocupar com o marketing pessoal - conjunto de ações e habilidades que visam promover a carreira de um profissional e proporcionar o destaque no mercado de trabalho.

“Além do conhecimento técnico, acredito que o profissional também precisa desenvolver capacidades que o diferenciem como liderança, respeito, criatividade, relacionamento interpessoal, empatia e bom humor”, explica a consultora.