IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Competências comportamentais são fundamentais para o líder, diz especialista

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

29/03/2012 06h00Atualizada em 29/03/2012 10h10

  • Arte UOL

Um bom líder deve, hoje e sempre, inspirar confiança em seu grupo. Mas quais características são essenciais para atingir esse objetivo? Apesar de um novo desafio na carreira, a hora de assumir um posto de liderança é um momento delicado na vida do profissional, uma vez que ainda sem dominar a função ele necessita mostrar as competências que justificam sua promoção.

 

Marília Fiuza, instrutora licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching, destaca que o perfil do líder tem mudado nos últimos anos e que ter apenas competência técnica já não é mais prioridade. “Hoje em dia o mercado também busca as habilidades comportamentais, como o relacionamento interpessoal, a comunicação assertiva, capacidade para motivar a equipe, saber dar feedbacks, entre outras.”

 

Segundo a personal life coach Ivani Manzzo, o que se espera de um líder é que ele tenha basicamente segurança, visão, carisma e não se deixe envolver com os colaboradores de forma diferenciada.
 

 

Comece com calma

 

Chefe tropa de elite e chefe vergonha alheia; veja outros oito e descubra qual é o seu

  • Renato Rea

Como perfil de um bom líder, as especialistas orientam que o profissional que acaba de assumir esse papel comece modestamente. É importante sentir a receptividade da equipe para com ele, percebendo o que a mudança trouxe para o grupo.

“Claro, cumpra as metas e as necessidades da empresa, mas não seja drástico e não rompa abruptamente. Não se deve esquecer que o grupo é composto por pessoas que têm sentimentos diferentes sobre as mesmas coisas. Um bom líder estuda o comportamento humano para saber entender e agir. Não basta apenas administrar e liderar”, destaca Ivani Manzzo. “Escutar muito as pessoas é fundamental para o líder executar um bom papel. Antes de querer mostrar serviço, mostre resultados."

"Conheça o terreno onde você está, dê importância para sua equipe e não tenha pressa para exibir qualquer conhecimento ou experiência”, conclui Marília Fiuza.